Esportes

Flamengo e Guarulhos só devem voltar a campo no meio do ano

Clubes da cidade disputam 4ª divisão estadual, que deve ter início entre julho e agosto

Uma reunião na Federação Paulista de Futebol, ocorrida na manhã desta terça-feira, 2/2, definiu que a 4ª divisão estadual, torneio disputado por Flamengo e Guarulhos, não terá início antes de junho, medida que deve deixar os clubes da cidade sem calendário no primeiro semestre.

A ideia da entidade que administra o futebol é iniciar a competição entre julho e agosto, já na segunda metade do ano, e não mais em abril, como de costume. Até lá, espera-se que a pandemia esteja mais controlada e boa parte da população vacinada.

Caso as testagens sejam necessárias, todos os exames serão bancados pelo clube. Em 2020, eles foram obrigatórios para evitar a proliferação do coronavírus entre atletas, comissão e funcionários dos clubes.

Calendário

Fora das competições oficiais desde novembro, quando foram eliminados na primeira fase da “bezinha”, Flamengo e Guarulhos poderão ficar até nove meses sem entrar em campo se a FPF decidir dar pontapé inicial ao torneio em agosto. A medida da entidade de suspender a Copa São Paulo de Futebol Júnior, campeonato disputado por ambos, já havia demonstrado indícios que os clubes poderiam paralisar as atividades por um longo período.

Preparação

Raphael Laruccia não será o treinador do Flamengo em 2021. Comandante da equipe que disputou a 4ª divisão em 2020, o profissional retornará ao time sub-20. A agremiação avalia substitutos para o cargo.

No Guarulhos, Edu Miranda, que comandou a equipe na bezinha, ainda não teve futuro definido. A diretoria analisa se o treinador é o nome ideal ou se outro profissional deve assumir o comando do time neste ano.

Posso ajudar?