Cidades

Municípios da Grande São Paulo exigem comprovante de residência para vacinar contra Covid-19

Devido à quantidade reduzida de doses de vacinas, municípios querem garantir a imunização das próprias populações

 Diferentemente de outras campanhas de vacinação já realizadas no Brasil, quando os municípios promoviam a imunização da população sem exigir documentos que comprovassem residência na própria cidade, as ações contra a Covid-19 apresentam mudanças, que até contrariam as orientações do Sistema Único de Saúde (SUS). Vários municípios da Grande São Paulo, incluindo Guarulhos, estão divulgando a necessidade de comprovante de residência para realizar a vacinação dos munícipes.  

GuarulhosWeb teve acesso a materiais de diversas administrações municipais, inclusive da Capital, que fazem a mesma exigência. O motivo é evitar que moradores de outras cidades utilizem as doses destinadas às suas cidades, já que a distribuição das vacinas leva em consideração apenas a população local, não prevendo possíveis migrações de um município para o outro. Em São Paulo, documento da Secretaria Municipal de Saúde deixa clara a exigência em documento interno. Em Ferraz de Vasconcelos, Santo André, Mogi das Cruzes, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Suzano, assim como Guarulhos, a exigência aparece nos materiais de divulgação.  

Segundo apurou o GuarulhosWeb, a Constituição Federal determina a universalização dos atendimentos, mas admite que a prestação dos serviços pode ser regionalizada. No caso da pandemia de coronavírus, uma situação nova, em que há número limitado de doses, a situação precisou ser revista para que as Prefeituras possam atender suas próprias populações.  

Posso ajudar?