Cidades

Bispo de Guarulhos reforça importância de cumprir período de Quaresma durante pandemia

Segundo Dom Edmilson Caetano, o tempo é de recolhimento, preparação e de 'olhar para o outro'.

Foi iniciada nesta quarta-feira, 17/2, a Quaresma, período litúrgico que antecede à Páscoa cristã e é vista para os católicos como um tempo de reflexão. Em meio à pandemia, é essencial que os fiéis ‘olhem para si e estejam abertos para o outro’, segundo Dom Edmilson Caetano, bispo diocesano de Guarulhos.

Ao GuarulhosWeb, o bispo explica a importância da Quaresma para os católicos e enfatiza que o período antecede o dia mais importante do calendário da Igreja. “A Quaresma faz parte da tradição litúrgica espiritual da vida da Igreja há muitos séculos. O primeiro tempo litúrgico que a igreja celebrou como um todo foi a Quaresma, em preparação para a Páscoa, que é o acontecimento central da vida cristã”, ressalta Edmilson.

“Esse tempo é de preparação, de recolhimento no sentido de olhar para si, mas também de estar aberto ao outro. Não é só uma dimensão que a Quaresma nos convida, mas também vertical, porque esse é o amor de Cristo”, complementa o religioso.

Dom Edmilson rechaça a ideia de que a Quaresma pode ter ficado em segundo plano para os católicos em 2021 e garante que a pandemia reforça a necessidade de realizar o período. “Mesmo com toda a questão de pandemia, a Quaresma não passa despercebida, porque as pessoas sentem a necessidade de viver de modo novo diante disso tudo que estamos experimentando na história. A pandemia não é um castigo de Deus, mas Ele permite de alguma maneira que experimentemos isso. Ele fala através da história, pelos fatos históricos. Nós temos esse item a mais para nos colocarmos diante de Deus e avaliarmos nossas atitudes”, justifica.

“Só em Guarulhos estamos nos aproximando das duas mil pessoas que morreram em consequência da Covid-19. Como não pensar no que vale a pena para promover a vida fazer a sociedade melhor?”, questiona Edmilson.

Em Guarulhos, ações da Quaresma foram interrompidas em 2020 por conta da pandemia. As igrejas ficaram fechadas em março e retomaram as atividades apenas em agosto. Neste ano, o bispo recomendou que, na medida do possível, as ações contemplem tanto as pessoas que estejam vivendo em casa, como aqueles que já retomaram suas rotinas. Muitas paróquias e comunidades da cidade estão exibindo suas missas nas redes sociais.

Campanha da Fraternidade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou oficialmente nesta segunda-feira, 16, a Campanha da Fraternidade de 2021, com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, cujo lema é “Cristo é a nossa paz”. A ideia da Igreja é promover o debate sem causar qualquer tipo de violência e fortalecer as polarizações.

Posso ajudar?