Política

Câmara aprova projeto de PPP que possibilitará avanços na educação do município

Projeto da Prefeitura permite que iniciativa privada construa unidades escolares e acabe, por exemplo, com fila de acesso a creches municipais

Com 26 votos a favor e 7 contrários, a Câmara Municipal de Guarulhos aprovou o projeto de lei de autoria do Executivo que permite à Secretaria Municipal de Educação firmar Parceria Público-Privada, na modalidade concessão administrativa, para a realização das obras e serviços de engenharia e prestação de serviços de natureza não pedagógica, nas Unidades de Ensino da Rede Municipal de Educação Básica. A votação, em sessões extraordinárias iniciadas às 15h desta quinta-feira, 18/02, durou quase sete horas até que o PL fosse aprovado em primeira discussão, por volta das 21h30.

Segundo o prefeito Guti, a aprovação do projeto deve significar um grande avanço na área educacional de Guarulhos, já que vai facilitar a implantação de novos centros educacionais no município. “Estamos falando de estruturação da educação, construir novas escolas. A cidade não tem recurso para investir. É uma operação financeira com a execução de obras. Vamos antecipar um dinheiro privado para a construção de inúmeras escolas, creches e CEUs, gerando economia aos cofres do município”, afirmou.

“O projeto nada tem a ver com sistema pedagógico, com sala de aula, professor ou aquela pessoa que faz a comida, a cozinheira, a tia da cozinha”, completou. De acordo com Guti, o emprego dos profissionais da educação não será ameaçado com a medida. Pelo contrário, com a construção de novas escolas, Guarulhos terá que contratar mais profissionais.

O objetivo da Prefeitura é construir pelo menos cinco CEUs até o final do segundo mandato do prefeito Guti, em 2024, além de injetar recursos na implantação de novas creches e escolas. Atualmente, apesar de não implantadas novas iniciativas, Guarulhos está acima da média nacional no Idep (índice de ensino).

Posso ajudar?