O desembargador Luiz Augusto Sales, do Tribunal de Justiça (TJ-SP) suspendeu por 120 dias a reintegração de posse na comunidade Terra Prometida, no Jardim Bananal, região do Santos Dumont. Há cerca de 100 famílias morando no local atualmente.
No último dia 23, estava marcada a reintegração do terreno da Estrada do Elenco. Um dia antes, os moradores realizaram um protesto que chegou a bloquear a avenida Tiradentes e ocupar o Fórum de Guarulhos. Linhas de ônibus que abrangem a região também mudaram suas rotas. A ação de posse foi adiada.
Os manifestantes foram recebidos pelo secretário de Habitação, João Dárcio Ribamar. Na pauta, o pedido por moradias após a ação de despejo. A Prefeitura, que havia solicitado a possibilidade de acordo entre os ocupantes e o proprietário da área, teve o pedido indeferido pela Justiça. Ao GuarulhosWeb, a administração afirmou que “está empregando esforços no sentido de cadastrar os ocupantes, visando a possibilidade de inclusão em programas habitacionais”.
Segundo o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), o terreno ‘virou canteiro de obras do Rodoanel’ e o proprietário teria sido indenizado para a construção do Trecho Norte da rodovia. O movimento comemorou a decisão do desembargador. “Mais de 100 famílias não poderiam ser colocadas na rua sem qualquer alternativa que assegurasse suas condições de vida, ainda mais sob o agravamento do quadro da pandemia do país”, enfatizou o MTST.