A vaga de Major Olímpio – que morreu nesta quinta-feira, 18/3, vítima da Covid-19 – no Senado deverá ser ocupada por Alexandre Giordano. Amigo de Olímpio, o empresário – e agora senador – já foi atuante na política de Guarulhos.
Filiado ao PSDB em 2016, depois de atuar como assessor do ex-parlamentar tucano Aníbal de Freitas, figura política importante da Zona Norte, Giordano tentou cavar a presidência da sigla em Guarulhos. Entretanto, membros do diretório local impediram que ele obtivesse êxito nos planos.
Em 2017, o empresário local Marco Ianoni assumiu o comando do partido e o agora senador se afastou de Guarulhos. Ele não teve participação na campanha eleitoral de Fran Correa em 2020. A esposa do deputado federal Eli Correa Filho terminou o pleito em terceiro lugar, atrás de Elói Pietá, do PT e de Guti, do PSD, que foi reeleito no cargo de prefeito.
Relação com Olímpio
Ainda como deputado federal, o major tentou nomear Giordano como seu assessor. Contudo, uma portaria no Diário Oficial da União desfez a nomeação. Pelo regulamento, o empresário teria que se desfazer de seus empreendimentos para assumir o cargo. “Eu quis levá-lo já para trabalhar comigo, mas aí acabou não dando certo porque ele teria que fazer a transferência de empresa do nome dele para isso. Ele não poderia estar como funcionário ali e estar oficialmente com cargo executivo”, afirmou Olímpio na ocasião.
Corpo de major será cremado em Guarulhos
O cortejo fúnebre de Major Olímpio ocorrerá nesta sexta-feira, 19, saindo do Hospital São Camilo, em Santana, até o Cemitério Primavera, no Taboão, onde haverá a cerimônia de cremação, reservada aos familiares.