Cidades

Paróquias de Guarulhos se adaptam e transmitem pela internet missas da Semana Santa

Bispo diz que cidade não ficará sem Páscoa e que o ficar em casa é gesto de caridade

“Não estamos sem a Páscoa. Ela acontece, sim. E vamos celebrá-la com alegria. O ficar em casa é um gesto de caridade, um gesto de bem à humanidade”. As palavras de Dom Edmilson Amador Caetano, bispo diocesano de Guarulhos, resumem a Páscoa de 2021. As igrejas da cidade se adaptam para transmitir as cerimônias da Semana Santa virtualmente e de modo que não prejudiquem as celebrações dos fiéis.

O GuarulhosWeb consultou paróquias de todas as regiões do município e constatou que muitas se adaptaram às determinações de isolamento utilizando as redes sociais para transmissões ao vivo das missas.

No último domingo, 28/3, quando foi celebrado o Domingo de Ramos, diversas paróquias mostraram aos seus fiéis, de forma simultânea, as missas. O tradicional Santuário Nossa Senhora do Bonsucesso foi uma delas, com interação dos fiéis em meio à realização da cerimônia.

Outras paróquias divulgam, inclusive, programação da semana nas redes sociais. A Santa Mena, localizada no bairro de mesmo nome, anunciou para 20h desta quinta-feira, 1º/4, a transmissão ao vivo da missa de Quinta-Feira Santa.

Na Ponte Grande, a Paróquia São Geraldo incluiu em uma arte, publicada no Facebook, a grade de missas transmitidas até o domingo da Páscoa. Segundo o folheto, são 13 eventos em oito dias – a contar desde o Domingo de Ramos. Estratégias semelhantes foram adotadas pela São Paulo Apóstolo, na Vila Galvão e pela Nossa Senhora Aparecida – na avenida Tiradentes, altura do Macedo. Ambas também divulgaram suas programações nas redes sociais.

A Matriz anunciou uma extensa grade de missas, transmitidas pelo Facebook e pelo canal do Youtube da Catedral. A igreja segue aberta para orações particulares e pessoais. Com todas essas opções, Dom Edmilson garante que a Páscoa será sim, celebrada pelos guarulhenses. “As pessoas podem estar unidas espiritualmente a todo esse mistério que a Igreja celebra. Não serão meros espectadores, mas farão parte, ainda que virtualmente, desta assembleia que proclama a Páscoa. Que ninguém se deixe vencer pela tristeza de não estar presencialmente nas celebrações, mas esteja espiritualmente de maneira virtual nos meios digitais que cada paróquia possui”, afirma.

“Nós estamos vivendo essa realidade excepcional que é a pandemia, e esse agravamento, que tem acontecido no último mês, com tantos contagiados e mortes acontecendo, que nos assusta e angustia. Se no ano passado, nós estávamos passando por um choque, neste ano, essa realidade se transforma em uma provação que nos faz unirmos de modo todo especial ao sofrimento, à paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, que carregou sobre si nossas enfermidades e nossos pecados”, conclui Dom Edmilson.

Posso ajudar?