Cidades

3 anos após inauguração, linha de trem de Guarulhos ainda não chega a aeroporto, São João e Bonsucesso

Linha 13-Jade, da CPTM, atendeu 30 mil pessoas durante inauguração, em 31 de março de 2018

Cerca de 30 mil pessoas utilizaram os trens da Linha 13-Jade, da CPTM, durante as três horas de experimentação disponíveis no dia de inauguração – 31 de março de 2018. Passados exatos três anos da data, o trem não chega, como previsto, ao aeroporto e, tampouco, aos bairros Pimentas e São João.

Projetada para ser implantada em anexo ao terminal 3, a estação Aeroporto foi construída nas proximidades do terminal 1, o que dificulta o acesso ao embarque. Atualmente, os passageiros utilizam ônibus que completam o transporte. A implantação do people mover – transporte sobre trilho – que levará o usuário, de fato, até a plataforma, virou uma segunda novela, já que a primeira foi a própria inauguração da Linha 13, prevista para acontecer antes da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

No último dia 3, o TCU (Tribunal de Contas da União) adiou a decisão sobre a implantação do people mover em Guarulhos. O órgão não se convenceu sobre a necessidade do projeto, levando em conta a demanda atendida pelo aeroporto. O secretário estadual de Transportes, Alexandre Baldy, tinha a expectativa de iniciar as obras no início deste ano, o que não aconteceu.

A rota, que tem 12,2 km de extensão e três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart (na Zona Leste da capital) foi construída com o objetivo de carregar 120 mil passageiros por dia. Em dezembro de 2019, antes da pandemia, a linha movimentava cerca de 15 mil. Em janeiro deste ano, o número caiu para nove mil usuários por dia, em média.

Expansão não saiu do papel

Um projeto do Estado visava a expandir a linha até 2024. O novo trecho, com quatro estações, terminando em Bonsucesso, carregaria 233 mil passageiros em dias úteis, conforme mais uma previsão. O custo para a obra seria de R$ 1,66 bilhão, incluindo a real Estação Aeroporto, no terminal 2, além das paradas São João e Presidente Dutra. Vale lembrar que o projeto nunca saiu do papel.

Outra expansão prometida, até a Barra Funda, começou a apresentar problemas. A licitação para o prolongamento foi adiada três vezes apenas em 2021.

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