Uma reportagem divulgada pela TV Globo na tarde desta quarta-feira, 31/3, comparou números do coronavírus em toda a Região Metropolitana e colocou Guarulhos com o dobro da taxa de letalidade do estado de São Paulo. A Prefeitura, porém, divulga números diferentes.
Nos números informados pela matéria, baseado no índice oficial do Estado, Guarulhos registrava letalidade de 5,9%. Este dado, atualizado no último Boletim Epidemiológico, divulgado na noite desta quarta-feira, subiu para 6,4%, enquanto o Estado contabiliza menos do que a metade: 3%. Por essa lógica, o município também supera os 3,6% da capital e quase triplica a média nacional de 2,5%.
Para a Prefeitura, entretanto, a taxa é de 4,9%, ainda acima dos números do governo, mas a diferença é de 1,5% em relação ao índice divulgado pela Secretaria estadual de Saúde. O impasse acontece devido à divergência no número de casos confirmados. Enquanto Guarulhos divulga 53.282 diagnósticos positivos na cidade, o Estado diz que a cidade contabiliza 40.622 infectados. Portanto, consequentemente, a taxa de letalidade também muda, já que a diferença no número de óbitos é de apenas 1. A Prefeitura afirma que morreram 2.615 em decorrência do coronavírus, 1 óbito acima do número do Estado.
Segundo o governo, entre as pessoas com mais de 90 anos, Guarulhos apresenta a impressionante letalidade de 53,2%. A doença também é mais letal entre os homens, chegando a 7,8% em relação ao número de casos, número muito superior aos 5,2% do público feminino.