A Escola de Construção Eniac é um exemplo da preocupação da instituição com a interdisciplinaridade no ensino. Coordenada pelo professor José Carlos Guerra, o espaço tem diversos diferenciais. Entre eles, um canteiro de obras experimental que junta os estudantes de Arquitetura e Urbanismo, de Engenharia Civil, de Construção de Edifícios e de Design de Interiores em aulas práticas e teóricas.
Menos de 10 universidades brasileiras têm estrutura semelhante, sendo que a do Eniac é a única na cidade de Guarulhos. “No Brasil, só aqui os alunos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil podem estudar juntos, na mesma sala, por quatro semestres. É um sistema modular ativo que alinha as disciplinas e no qual o aluno aprende a resolver questões inerentes ao dia a dia de trabalho”, destacou o coordenador.
A Escola de Construção Eniac foi moldada com bases conceituais de instituições históricas para o setor, como a alemã BAUHAUS e a Escola Paulista Brutalista. Hoje, o método também abrange pensamentos atuais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP).
“Procuramos aproximar o aluno do que entendemos ser o futuro do ciclo produtivo da construção civil. Assim, buscamos uma formação completa de nossos estudantes, aliando tradição às novas tecnologias e aos novos métodos da Indústria 4.0”, explicou Guerra.
Reconhecimento
Os diferenciais da Escola de Construção Eniac já renderam bons frutos à instituição e ao próprio município de Guarulhos. Em um concurso promovido pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (Asseag) da cidade e pela Prefeitura, dentre as seis premiações possíveis, cinco foram para projetos de estudantes do Eniac – os prêmios de 1º e 2º lugares, bem como três menções honrosas.
Além disso, Guerra ministrará uma palestra online promovida pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade de São Paulo (USP), no próximo dia 29 de abril, para doutorandos e mestrandos da instituição estadual. O tema é justamente a metodologia interdisciplinar da Escola de Construção Eniac e o convite partiu do professor Reginaldo Ronconi, da FAU.
Mantenedor do Eniac, o professor Ruy Guérios afirmou que se sente realizado ao ver os resultados da Escola de Construção. “O fato de o professor ser convidado para palestrar a alunos de doutorado e mestrado da USP comprova a excelência do método implementado em nossa instituição. Além disso, é possível notar que os projetos desenvolvidos por nossos estudantes são capazes de responder a demandas da sociedade, haja vista os resultados no concurso feito pela Asseag e Prefeitura de Guarulhos”, completou.