Saúde

São Paulo anuncia reabertura do comércio e retomada dos cultos religiosos

Comércio de rua, restaurantes e academias conheceram a data de retomada do atendimento

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira, 16/4, o vice-governador Rodrigo Garcia anunciou a criação da ‘fase de transição’, que permitirá, de forma gradual, a reabertura do comércio em todo o estado.

Já neste domingo, 18/4, o comércio de rua poderá retornar ao atendimento entre 11h e 19h. Os cultos religiosos, centro de uma grande discussão que envolveu STF recentemente, também estão liberados com restrições.

Restaurantes, salões de beleza, bem como o setor de serviços, deverão atender os clientes de forma presencial a partir do sábado seguinte, 24/4, com horário entre 11h e 19h. Os bares, segundo o governo, continuam proibidos. Academias poderão funcionar das 7h às 11h e 15h às 19h. Todos os espaços deverão obedecer o limite de 25% da capacidade.

A medida, segundo Garcia, terá duração de duas semanas e foi tomada devido às quedas na evolução da pandemia. A ideia é que, durante este período de 14 dias, o Estado consiga avaliar se, com a retomada do comércio, os índices atuais serão mantidos. O toque de recolher às 20h está mantido.

FASE DE TRANSIÇÃO DO PLANO SÃO PAULO 

De 18 a 23 de abril

Comércio, incluindo lojas de shopping, com funcionamento permitido das 11h às 19h.

Nesse período, também será permitida a realização de cerimônias e cultos religiosos com restrições, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.

24 a 30 de abril

Além dos estabelecimentos comerciais, poderão voltar a funcionar as atividades ligadas ao setor de serviços como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante), salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias.

O horário de funcionamento será das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h.

A capacidade de ocupação permitida nos estabelecimentos na fase de transição será de 25%. O toque de recolher continua em vigência em todo o Estado, das 20h às 5h, assim como a orientação para o teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horário na entrada e saída das atividades do comércio, serviços e indústrias. A próxima atualização do Plano SP acontecerá a partir do dia 1 de maio.

Posso ajudar?