Cidades

Comércio de rua deve reabrir nesta segunda-feira a partir das 11h; restaurantes têm que esperar até sábado

Fase de transição do Plano São Paulo permite a abertura do comércio por apenas seis horas por dia

Fechado desde o início de março, quando todo o Estado de São Paulo foi para a fase vermelha, depois emergencial, do Plano São Paulo, determinado pelo governo estadual, o comércio de rua de Guarulhos, assim como de outras cidades, está autorizado para voltar a atender o público desde este domingo, 18. No entanto, na prática, a medida passa a valer nesta segunda-feira, primeiro dia útil da chamada fase de transição, anunciada na sexta-feira.

Neste período de aproximadamente 45 dias, o comércio de rua, assim como o de shoppings centers, foram impedidos pelo Governo de Estado de abrir as portas, devido ao avanço da pandemia de coronavírus, que atingiu neste momento os piores números de novos casos e mortes. As medidas sempre foram muito criticadas pelos pequenos empresários, já que eles perderam suas principais fontes de rendas.

Agora, nesta semana, estão autorizados a abrir das 11h às 19h, por apenas seis horas por dia, mas com limite de 25% de ocupação das lojas. Deve servir como um alento para a retomada das vendas, de olho no dia das mães, comemorado no segundo domingo de maio.

Já o setor de restaurantes, também muito afetado pelo fechamento, só poderá reabrir no próximo sábado, dia 24 de abril. Até lá, só podem funcionar para delivery ou take away (retirada na porta), além do serviço de drive thru. Bares sem fornecimento de alimentação, como baladas, seguirão proibidos nesta fase de transição, que mantém o toque de recolher a partir das 20h até às 5h.

Posso ajudar?