Cidades

Luísa Mell anuncia veto de Guti ao projeto que autoriza uso de charretes

Após a decisão de Guti, o projeto retorna à Câmara para nova votação dos vereadores, que podem manter ou derrubar o veto do prefeito.

Por meio do Instagram oficial, a ativista Luísa Mell, conhecida pela proteção aos animais, anunciou o veto do prefeito Guti ao projeto do vereador Edmilson (PSOL) que autoriza o retorno do uso das charretes para passeio em Guarulhos.

“Estive com o prefeito Guti e ele se comprometeu comigo a vetar o ridículo projeto que permitia charretes em Guarulhos. Agora, temos que pressionar os vereadores da Câmara para não derrubarem o veto. Obrigada a todos que foram às redes sociais defender os cavalos da escravidão e exploração”, escreveu Luísa em foto publicada ao lado do prefeito Guti.

Nesta segunda-feira, 26, o GuarulhosWeb mostrou que, além da ativista, entidades envolvidas com a proteção animal, como a associação Lar da Regina, se posicionaram contra o projeto. Inclusive, uma petição online foi criada e reuniu mais de mil assinaturas.

Palavra do vereador

Edmilson também foi ouvido pela reportagem e defendeu o projeto. Segundo o vereador, a aprovação da alteração na lei não autorizaria os maus tratos aos animais. “Eu não sou um militante ativista da causa animal, mas sou contra os maus tratos. Carroças continuam proibidas. As charretes, que comportam apenas duas pessoas, foram liberadas. Se a Polícia encontrar uma charrete com quatro pessoas e que esse peso visivelmente maltrata o animal, não pode. Aí o veículo deve ser apreendido e o dono multado”, afirmou o parlamentar.

Após a decisão de Guti, o projeto retorna à Câmara para nova votação dos vereadores, que podem manter ou derrubar o veto do prefeito.

Posso ajudar?