Saúde

Pessoas entre 45 e 49 anos com deficiência ou comorbidade, gestantes e puérperas conhecem data de vacinação

O governador João Doria agendou para a próxima sexta-feira, 21/5, o início da vacinação para pessoas entre 45 e 49 anos com deficiência permanente ou comorbidade. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 12/5, no Palácio dos Bandeirantes.
Durante a nova fase da campanha, o Estado pretende imunizar 695 mil pessoas. Atualmente, a faixa contemplada atinge as idades entre 55 e 59 anos e, a partir desta sexta-feira, 14, o público entre 50 a 54 anos receberá a vacina.
Gestantes e puérperas
Após a polêmica envolvendo a recomendação da Anvisa, São Paulo manteve a programação de vacinar gestantes e puérperas com comorbidades acima dos 18 anos de idade. A partir da próxima segunda-feira, 17, um público de 100 mil pessoas começará a ser imunizado.

Documentos necessários

– Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal): necessária a apresentação de relatório médico, que ficará retido pela UBS;

– Grávidas e puérperas com comorbidades acima de 18 anos, de qualquer idade gestacional: necessária a apresentação de relatório médico.

– Mulheres com até 45 dias após parto: apresentar declaração de nascimento da criança;

– Pessoas transplantadas de órgão sólido e medula óssea imunossuprimidos de 18 anos ou mais: necessária a apresentação de relatório médico, que ficará retido pela UBS;

– Pessoas com deficiência permanente: necessária a apresentação de original e cópia do comprovante de recebimento do benefício de prestação continuada da assistência social. As cópias dos documentos serão retidas pela UBS.

Comorbidades

As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde para vacinação contra a covid-19 são insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar,  cardiopatia hipertensiva,  síndromes coronarianas,  valvopatias,  miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto,  próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes mellitus,  pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3,  hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo,  doença cerebrovascular,  doença renal crônica,  imunossuprimidos,  anemia falciforme,  obesidade mórbida,  cirrose hepática e HIV.

 

 

Tags
Posso ajudar?