O Facebook está lançando novos alertas informativos para sinalizar conteúdos falsos ou incorretos. Esse é mais um passo da plataforma em seu esforço na tentativa de reduzir a disseminação de desinformação. Além dos alertas, o Facebook também deve aumentar as penalidades individuais de usuários e páginas que compartilharem conteúdos falsos já verificados pelas equipes de moderação, tornando esses menos relevantes no feed da rede social.
A partir de agora, os visitantes de páginas do Facebook que já foram repetidamente indicadas por compartilharem informações falsas serão alertados por um pop-up que a página já compartilhou conteúdo questionável no passado, na tentativa de deixar o usuário mais atento a informação que irá consumir.
A nova política da rede social pode ser uma ferramenta para aumentar a conscientização e reduzir o compartilhamento de informações incorretas. Porém, alguns usuários tentarão distorcer isso e alegarão que o Facebook está impedindo a liberdade de expressão. Mas vale ressaltar que a empresa tem trabalhado junto com uma série de verificadores de fatos para garantir que informações falsas sejam sinalizadas e removidas para garantir que sua rede não seja usada para amplificar narrativas falsas.
Sabendo que isso irá agitar os teóricos da conspiração e aqueles que consideram que o Facebook está tentando controlar o fluxo de informações, a plataforma também está lançando novas notificações para descrever melhor quando o conteúdo relatado pelos usuários foi verificado.
A notificação irá incluir o artigo do verificador de fatos desmentindo a alegação e um aviso de que as pessoas que compartilham informações falsas repetidamente podem ter suas postagens movidas para baixo no Feed de notícias, para que outras pessoas tenham menos probabilidade de vê-las.
Dependendo de quão intensas serão as restrições de alcance desses conteúdos, tais atualizações podem ter um impacto significativo para desacelerar a disseminação de desinformação, não apenas no Facebook, mas online de forma mais ampla.