Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, 16/6, o governador João Doria anunciou o retorno das aulas presenciais na rede estadual a partir de 1º de agosto.
Atualmente, algumas escolas já estão acolhendo os alunos em sistema de revezamento. No novo modelo, a Secretaria da Educação prevê o retorno da maior parte dos estudantes, sem percentual limitador, porém observadas indicações de capacidade de cada uma das escolas. Ou seja, os próprios colégios vão informar a forma de trabalho e a quantidade de alunos que poderão receber.
Além dessas ponderações, os protocolos de prevenção, como uso de máscara, álcool gel e distanciamento continuarão obrigatórios entre alunos, professores e funcionários das escolas. Em agosto, os alunos não serão obrigados a retornarem às escolas. A ida à escola ficará a critério dos responsáveis.
Os profissionais da educação foram incluídos no Plano Nacional de Imunização e estarão imunizados na fase de retorno presencial. O estado promete disponibilizar 3 milhões de testes destinados a esses trabalhadores e aos estudantes durante a retomada.