A jornalista e escritora Karla Maria foi indicada pela terceira veza finalista do Prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nas outras duas indicações, em 2012 e 2017, a jornalista foi premiada na categoria Revista com reportagens sobre direitos humanos indígenas e de impactados pela exploração de minério de ferro na Serra dos Carajás.
Nesta 43ª edição do prêmio da CNBB, a jornalista é finalista na categoria Jornal com a série de reportagens A luta da população em situação de rua pela sobrevivência em tempos de pandemia,série publicada no jornal O Trecheiro, um jornal feito com e para a população em situação de rua há cerca de 30 anos.
“Estamos entre os grandes porque O Trecheiro é grande em sua missão e me possibilitou ótimas pautas e lições em meio à pandemia, ao medo e desespero. O Trecheiro é uma publicação da Rede Rua, uma entidade que precisa do seu apoio para continuar seu trabalho junto à população em situação de rua”, disse a jornalista em suas redes sociais.
Karla disputará a final com reportagens publicadas em grandes e tradicionais jornais da imprensa brasileira: Diário do Nordeste, com a reportagem Entre o dever e o crime, do jornalista Carlos Eduardo Pereira Freitas, e O Estado de S. Paulo com o trabalho O que é preciso mudar para tornar as cidades mais sustentáveis, da jornalista Priscila Silveira Mengue.
Os Prêmios de Comunicação da CNBB foram criados com o objetivo de oferecer um reconhecimento público da Igreja Católica Apostólica Romana ao trabalho meritório de profissionais da comunicação social nos diversos meios que apresentaram suas obras e se distinguiram pelo serviço à dignidade humana e aos valores do Evangelho. Eles também têm por objetivo estimular, fomentar e reconhecer as boa s iniciativas de trabalho jornalístico e cultural provenientes de todo o país nas áreas de cinema, rádio, televisão, imprensa e internet, bem como do campo da pesquisa acadêmica em comunicação e iniciativas da Pastoral da Comunicação.
Além dos prêmios de jornalismo, Karla vem se destacando no mundo literário. Autora de três livros-reportagem publicados pela Paulus Editora, a jornalista já recebeu outros três prêmios literários. Seus livros, como não poderia deixar de ser, tratam dos direitos humanos de mulheres, encarcerados e da primeira santa nascida em solo brasileiro, Santa Dulce.
Para conhecer mais o trabalho desta jornalista e escritora siga-a nas redes sociais @KarlaMariaBRA. Seus livros podem ser encontrados nos sites e livrarias da Paulus Editora – www.paulus.com.br.
Sobre Karla Maria
Jornalista e escritora, Karla Maria é paulistana formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós-graduanda em produção editorial pela Fapcom, éa membro caçula da Academia Guarulhense de Letras e ocupa a cadeira 8. Vive em Guarulhos há sete anos.
Atuou em diversos veículos de comunicação como os jornais O SÃO PAULO, Folha Metropolitana, Metrô News,Agora SP e Jornal O Trecheiro, nas revistas Missões, Família Cristã e O Mensageiro de Santo Antonio, além dos sites Signis Brasil, Repam, Vice, Signis ALC, GuarulhosWeb, Rede Jubileu Sul e 6ª Semana Social Brasileira.
Atualmente é jornalista independente, colaboradora da Agência de Notícias Signis e continua escrevendo livros.
Livros publicados
- Mulheres Extraordinárias, 2017 – Paulus Editora
- Irmã Dulce, a Santa Brasileira que Fez dos Pobres sua Vida, 2019 – Paulus Editora
- O Peso do Jumbo, Histórias de uma Repórter de Dentro e Fora do Cárcere, 2020 – Paulus Editora
Prêmios
- Guarulhos de Literatura – 2020, categoria Escritora do Ano
- Guarulhos de Literatura 2020, categoria Livro do Ano
- Guarulhos de Literatura – 2017, categoria Escritora Revelação
- Dom Helder Câmara de Imprensa da CNBB – 2017
- Sebrae de Jornalismo – 2012, etapa paulista categoria webjornalismo
- Dom Helder Câmara de Imprensa da CNBB – 2012