Educação

Projeto Escolas Conectadas disponibiliza especializações gratuitas para docentes

Hispanic teen girl school college student distance learning waving hand studying with online teacher on laptop screen. Elearning zoom video call, videoconference class with tutor. Over shoulder view.

O retorno às aulas presenciais em diversas escolas do país já é uma realidade. Com meses tendo o ensino remoto como opção, a volta para as salas de aulas físicas requer atenção a alguns pontos, como restabelecer vínculos entre estudantes e professores, segundo a pesquisa “De volta à escola: estratégias pós-isolamento social”, do Instituto Ayrton Senna.

As dinâmicas de integração, de acordo com o estudo, podem ajudar não apenas a melhorar o clima escolar, mas, também, proporcionar o aprendizado de importantes habilidades socioemocionais como escuta ativa, empatia, comunicação, autoconhecimento e colaboração.

“Para além do retorno físico as salas de aula, os professores precisam pensar como estão a cabeça dos alunos após quase dois anos de aula remota. A expectativa em reencontrar os amigos, a ansiedade por retornar ao espaço onde essas crianças, esses jovens se sentem bem. Por outro lado, o medo de sair de casa, também precisa ser levado em consideração. Por isso, abordar conteúdos e proporcionar momentos de descontração e alegria são essenciais para um retorno tranquilo”, afirma a professora Mariana Gonçalves, 35.

Pensando nisso, a Escolas Conectadas, plataforma de formação continuada, disponibiliza sete cursos para ajudar os educadores no planejamento de uma aprendizagem significativa nessa volta as aulas. As especializações são gratuitas, on-line, certificadas e podem ser realizadas como e onde o educador quiser. Confira:

1. Jogos e brincadeiras: para além da seriação

Um dos conteúdos que mais engaja os estudantes, independentemente do nível de aprendizagem. Através das brincadeiras e jogos, os alunos potencializam seu desenvolvimento de forma divertida e educativa. O propósito deste curso é discutir e analisar as potencialidades deles na constituição da infância e na construção de vínculos.

Início: 30 de agosto
Término: 27 de setembro
Carga horária: 20 horas
Modalidade: Mediado
Competências da BNCC envolvidas: Comunicação; Empatia e cooperação; Autoconhecimento e autocuidado; Cultura Digital; Repertório Cultural
Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

2. Experiências educativas inovadoras usando as TIC

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) vieram para ficar. Falar em inovação e integração entre profissionais da educação e estudantes é também debater as possibilidades dos recursos tecnológicos como potencializadores do desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI. O objetivo do curso é reavaliar práticas pensando no contexto atual e adaptá-las para a realidade de cada turma.

Início: 30 de agosto
Término: 27 de setembro
Carga horária: 10 horas
Modalidade: Autoformativo
Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Autoconhecimento e autocuidado; Cultura Digital.
Certificação: Centro Universitário Ítalo Brasileiro

3.Inova Escola – Personalização

Cada estudante é único e merece a chance de traçar o próprio caminho de aprendizagem. Por meio da personalização, os professores podem compreender as necessidades individuais e valorizar a diversidade de saberes da turma. O objetivo do curso é preparar os participantes para aplicar o conceito de personalização em suas realidades, adaptando práticas para desenvolver autonomia e mediar o processo de aprendizagem de acordo com os ritmos variados dos estudantes.

Início: 27 de setembro
Término: 25 de outubro
Carga horária: 25 horas
Modalidade: Mediado
Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Autoconhecimento e autocuidado; Trabalho e projeto de vida
Certificação: Instituto Singularidades

4. Avaliação: para que e como avaliar

Uma vez adotadas práticas inovadoras, os processos avaliativos também precisam acompanhá-las. O objetivo da avaliação é conhecer como o estudante pensa para ajudá-lo a aprender. Neste curso, os educadores são convidados a trabalhar com diferentes abordagens avaliativas, em modelos presenciais e remotos, e a pensar nelas como parte do processo de aprendizagem.

Início: 11 de outubro
Término: 08 de novembro
Carga horária: 20 horas
Modalidade: Mediado
Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado;
Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

5. Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula

Conceitos como disciplina e indisciplina são discutidos, buscando responder algumas das questões mais essenciais dos educadores em relação à gestão de uma sala de aula. A partir dos tópicos levantados ao longo do módulo, o objetivo é fazer com que o educador sinta-se mais confortável para buscar soluções de construção participativa com a turma.

Início: 11 de outubro
Término: 08 de novembro
Carga horária: 50 horas
Modalidade: Curso mediado
Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Argumentação; Empatia e Cooperação; Autoconhecimento e autocuidado; Responsabilidade e cidadania.
Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

6. Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender

Diante da possibilidade de personalizar conteúdos e analisar grandes volumes de dados, a colaboração se torna uma das mais importantes habilidades a ser desenvolvida para tomar decisões e executá-las de forma efetiva. A ideia do curso é incentivar construções coletivas em sala de aula e em outros ambientes, criar redes e ampliar a conexão entre profissionais da educação e estudantes.

Início:  25 de outubro
Término: 22 de novembro
Carga horária: 50 horas
Modalidade: Mediado
Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Comunicação, Argumentação; Empatia e cooperação; Cultura Digital
Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

7. Mudanças de tempos e espaços para a inovação pedagógica

Entre tantos impactos produzidos pela pandemia sobre a educação, a necessidade de repensar os tempos e espaços escolares talvez seja o maior. Neste curso, o objetivo é apresentar estratégias que permitam romper o modelo tradicional de escola para encorajar a paixão por aprender, o exercício da curiosidade e a adoção de princípios e procedimentos científicos, como a investigação, a análise crítica, a imaginação e a criatividade.

Início:  25 de outubro
Término: 22 de novembro
Carga horária: 20 horas
Modalidade: Mediado
Competências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Comunicação; Argumentação; Pensamento científico, crítico e criativo; Empatia e Cooperação
Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

* Com informações da Fundação Telefônica Vivo

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Posso ajudar?