Com a proximidade do fim do ano, as chuvas já estão ficando mais recorrentes na região de Guarulhos e, consequentemente, os possíveis impactos sobre a rede de distribuição de energia elétrica. Pensando nisso, com o objetivo de agir preventivamente e minimizar o efeito das condições meteorológicas sobre o fornecimento de energia, a EDP lança oficialmente a Operação Verão 2021/2022.
Neste verão, segundo o Climatempo, a previsão é de chuvas abaixo da média, porém, com a ocorrência de tempestades, incluindo fortes ventos e descargas atmosféricas concentradas em algumas localidades. Para o atendimento das possíveis ocorrências, a EDP está mobilizada com mais de 900 colaboradores, entre engenheiros, técnicos, eletricistas e gestores, que estarão de prontidão para reparar o sistema elétrico em caso de necessidade. Além disso, a Distribuidora atua de forma contínua em parceria com órgãos municipais, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, para garantir a segurança da população.
Visando à eficiência também no contato dos clientes com a companhia, num período em que pode crescer o volume de ocorrências, o efetivo da central de atendimento estará também com reforço durante a Operação Verão. Atualmente, 96% das chamadas à Central de Atendimento da EDP são atendidas em até 30 segundos e os serviços também podem ser solicitados por meio dos canais digitais: via WhatsApp, no número (11) 93465-2888; por SMS, com o envio da mensagem Falta Luz para 28037; pelo site EDP Online www.edponline.com; ou pelo aplicativo para smartphone EDP Online. Todos os canais são gratuitos e funcionam 24 horas.
“O lançamento da Operação Verão é um marco que inicia uma fase de reforço das equipes frente aos possíveis desafios que o período de chuvas pode trazer para o sistema elétrico local e, ao mesmo tempo, é o momento de colher os frutos advindos do ciclo anual de investimentos em expansão e modernização promovidos pela Companhia ao longo de 2021. Nosso objetivo é manter a excelência no serviço prestado com a máxima segurança para todos os nossos clientes e colaboradores”, afirma Cristiane Fernandes, diretora geral da EDP em São Paulo.
Investimentos
Neste ano, a EDP anunciou um investimento de R$ 3 bilhões entre 2021 e 2025 na área de concessão em São Paulo. O montante é o maior da história já realizado pela companhia no Estado, praticamente duplicando o valor aplicado entre 2016 e 2020. O aporte tem como foco a expansão da rede, reforçando o sistema elétrico para o desenvolvimento das cidades da área de atuação; melhorias operacionais; redução de perdas, como o combate ao furto de energia; e investimento em digitalização e atendimento ao cliente.
Em Guarulhos, somente neste ano, foram investidos mais de R$ 101 milhões para acompanhar o desenvolvimento das 8 cidades atendidas pela EDP na região. O aporte possibilitou ampliar a confiabilidade do sistema elétrico local, trazendo mais robustez e permitindo a ligação de novos consumidores residenciais, comerciais e industriais nas áreas urbana e rural das cidades. Um bom exemplo dessas melhorias foi a ampliação da subestação Bonsucesso, que contou com investimento de R$ 8,1 milhões. O empreendimento permitiu a ampliação da capacidade energética instalada da estação em 33%, beneficiando mais de 33 mil clientes e aumentando a flexibilidade de todo o sistema regional.
Para a inclusão de novos clientes ao sistema da EDP, a companhia também atua continuamente junto da prefeitura, a fim de regularizar as redes elétricas em áreas recém autorizadas pelos órgãos municipais, levando assim, mais segurança e qualidade às localidades. Na cidade, neste ano, foram investidos R$ 31 milhões neste trabalho, beneficiando mais de 10.800 famílias.
Também foram realizados investimentos na modernização do sistema existente, com a substituição de cabeamento comum por cabos com tecnologia que proporciona maior proteção contra agentes externos, como pipas, galhos, árvores e objetos lançados contra a rede, principalmente em dias de chuvas e ventos. Ao todo, foram substituídos e construídos mais de 21 quilômetros de redes na região. A poda da vegetação que impacta a fiação elétrica também faz parte do trabalho da EDP. Para este serviço, foram investidos R$ 1,9 milhão nas cidades, visando o equilíbrio do meio ambiente com a qualidade do fornecimento.
Além disso, toda a automação do sistema elétrico, que hoje atinge 55% dos clientes da área de concessão, contribui para reduzir possíveis impactos à qualidade e continuidade do fornecimento de energia elétrica ao consumidor.
Este ano também foi marcado pela incorporação de novas tecnologias na operação, contribuindo para a eficiência e sustentabilidade. A exemplo dos drones, que contribuem com o planejamento e execução das inspeções dos ativos de energia e o primeiro caminhão com motor e equipamentos de cesto aéreo 100% elétricos, com 250 quilômetros de autonomia, sem lançar nenhum dióxido de carbono na atmosfera, nem emitir ruído, o que diminui também a poluição sonora para a população no entorno do atendimento.
“Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado pela equipe da EDP em 2021, sempre buscando inovar com responsabilidade e planejamento estratégico, colocando o cliente no centro das decisões. Nossas obras têm como objetivo garantir uma infraestrutura elétrica alinhada com a expectativa de nossos clientes e com o crescimento de Guarulhos. Buscamos sempre a excelência em todas as nossas atividades”, diz Cristiane Fernandes.