Cidades Saúde

Novos casos da ômicron voltam a deixar festas de fim de ano em xeque

Apesar dos números de novos casos e de mortes de Covid-19 estarem em baixa nos últimos meses, o surgimento da nova cepa ômicron e a confirmação de pelo menos 19 casos no Brasil, até a manhã desta quinta-feira, dia 16, voltam a deixar as festas de final de ano do brasileiro sob atenção. No ano passado, a doença apresentava os níveis mais baixos desde o início da pandemia neste período, mas os festejos natalícios e de réveillon serviram para reacender o número de casos e mortes, levando o país à segunda onda, muito mais letal que a primeira. Porém, naquele momento, não havia tido início a vacinação em massa.

Guarulhos, neste momento, exibe números “confortáveis” de vacinação. Mais de um milhão de pessoas (1.000.016) já tinham a imunização completa até a tarde desta quarta-feira, o que representa 89% de todo o público alvo (acima de 12 anos) e 71,2% da população da cidade. Outro dado positivo: 144.019 já tomaram a dose de reforço, ou seja, mais de 10% da população. Nesta quarta-feira, o prefeito Guti anunciou que a terceira dose já está liberada para todos os maiores de 18 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos 4 meses.

Ômicron

O total de casos confirmados no Brasil da nova variante do coronavírus, Ômicron, chega a 19, conforme balanço divulgado nesta quarta-feira (15) pelo Ministério da Saúde. As infecções foram registradas em São Paulo (13), no Distrito Federal (2), no Rio Grande do Sul (2) e em Goiás (2). Há ainda, segundo a pasta, sete casos em investigação em Goiás (2) e Minas Gerais (5).

O primeiro caso foi registrado em Guarulhos, com um jovem de 29 anos que chegou da África do Sul, no final de novembro. Ele ficou em isolamento domiciliar, sem sintomas, e já foi liberado do monitoramento diário realizado pela Vigilância Sanitária do Municípioi.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a variante foi detectada em 77 países e se espalha em um ritmo sem precedentes.

Posso ajudar?