A primeira Unidade de Combate a Covid-19 e Gripe (UCCG) de Guarulhos começou a funcionar neste domingo, junto a UPA São João, na região do Jardim São João. O prefeito Guti, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Ricardo Rui, estiveram nesta manhã no local para dar início aos atendimentos.
As outras três serão abertas no PA Dona Luiza, nesta segunda-feira, na Unidades Básicas de Saúde (UBS) Parque Cecap, na terça-feira, e Cidade Martins, na quarta. Elas funcionarão de domingo a domingo, das 7h às 19h, para atender exclusivamente casos de síndromes respiratórias. “É uma forma de trazermos mais médicos para a cidade e melhorar o atendimento à população”, afirmou o prefeito Guti durante a vistoria.
A estrutura, inicialmente, será mantida por dois meses e a estimativa é de 9 mil atendimentos ao mês por unidade. Cada uma delas terá três médicos que poderão fazer até cem consultas por dia (300 no total). Nos locais haverá três consultórios médicos, além de sala de classificação de risco, de espera e de medicação.
Com 12 profissionais de saúde em cada unidade (médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem), além de uma equipe de apoio formada por recepcionistas, administrador e auxiliar de limpeza, elas funcionarão de segunda a segunda das 7h às 19h.
As unidades darão apoio aos pacientes de síndrome respiratória aguda grave (Sars). No local, por indicação médica, serão realizados testes para detectar se o paciente é portador do vírus da covid-19.