Ernesto Zanon – Do Carro Express / Imagens e edição: Danilo Sanches
Por fora, um subcompacto com aspecto de SUV. Por dentro, bom espaço interno para um carro considerado pequeno. O Renault Kwid já lançado como linha 2023 apresenta a primeira mudança no visual (para melhor) desde 2017, que o torna ainda mais agradável de se ver e de andar. O Carro Express / GuarulhosWeb avaliou a versão Intense durante uma semana, principalmente na cidade, seu habitat natural. E a impressão foi das melhores.
Para início de conversa, importante dizer que hoje o Kwid é um dos carros nacionais zero quilômetro mais baratos do país. Começa na faixa dos R$ 58,9 mil na versão Zen (mais básica), sai por R$ 61,5 mil a Intense, a avaliada que se coloca quase como a top, e perto dos R$ 63 mil a Outsider, que apresenta um visual mais aventureiro. Ou seja, não está fácil para ninguém, já que a alta nos preços registrada nos últimos anos afasta o consumidor até mesmo dos modelos de entrada.
O novo design reforça a ideia de um pequeno SUV. Traz uma frente nova. com uma identidade visual diferenciada. A dianteira traz novo para-choque, luzes de circulação diurna (DRL) em LED, faróis de parábola dupla na parte inferior, grade frontal esculpida com inserções e parte inferior do para-choque na cor preta reforçando as características SUV. Na traseira, as novidades são o para-choque e as lanternas em LED.
No interior, o painel de instrumentos agora tem mostradores em LED. Todo o painel central tem novo acabamento, assim como nos aeradores das saídas de ar, na moldura do novo sistema multimídia Media Evolution, nas portas e na manopla do câmbio.
Vale lembrar que o Kwid não tem apenas cara de um SUV. Tem boa altura do solo (185 mm) e ângulos de entrada (24,1°) e de saída (41,7°), facilitam seu uso na cidade, principalmente diante das imperfeições do asfalto, além de valetas e lombadas que estão espalhadas por aí. Agrada também o espaço interno, principalmente nos bancos da frente, onde dois adultos se acomodam bem. O porta-malas de 290 litros é grande para um subcompacto.
Para melhorar o consumo de combustível, fundamental para um carro deste segmento, a Renault inclui o sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano. Usar o sistema em um carro com câmbio manual às vezes causa estranhamento. Mas com alguns dias de uso, tudo volta ao normal e dificilmente você deixa o carro “morrer”. Na cidade, faz 15,3 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol. Na estrada, 15,7 km/l com gasolina e 11 km/l com etanol, segundo dados do Inmetro.
O motor 1.0 SCe, com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio, agora rende 71 cv de potência com etanol no tanque e 68 cv com gasolina. O torque também teve melhoria: 10,0 kgfm com etanol e 9,4 kgfm com gasolina, garantindo boas acelerações e retomadas.
No uso do dia-a-dia, o Kwid demonstra ser um carro bem eficiente, com saídas rápidas e retomadas boas na cidade. Supera bem obstáculos mais complicados como subidas mais íngremes. Tudo bem que nesta hora convém desligar o ar-condicionado. Mas nada que assuste. Na estrada, boa surpresa, com facilidade para avançar rapidamente para velocidades acima dos 120 km/h permitidos.
O Kwid conta com quatro airbags (dois frontais e dois laterais), controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampas (HSA) e aviso de cintos de segurança não afivelados para todos os ocupantes do banco traseiro.
A nova central multimídia Media Evolution oferece mais tecnologia e conectividade ao condutor. Com uma nova tela maior de 8”, capacitiva e com interface simples e intuitiva, a central oferece espelhamento para celulares com Android Auto e Apple CarPlay, permitindo usar, por exemplo, Spotify, Waze e Whatsapp na tela do multimídia, e botão “push to talk”, além do sistema Driving eco2, que detecta o modo de condução do motorista e fornece dicas facilmente aplicáveis que podem resultar em uma economia de combustível de até 20%. Uma novidade aqui é o indicador de temperatura externa.
Principais itens de série da versão Intens:
• 4 airbags (2 frontais e 2 laterais)
• Controle eletrônico de estabilidade (ESP)
• Assistente de partida em rampa (HSA)
• Alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança de todos os ocupantes
• Sistema Start & Stop
• Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
• Luzes de circulação diurna (DRL) em LED
• Painel de instrumentos com mostradores em LED
• Indicador de temperatura externa
• Computador de bordo
• Tacômetro
• Direção elétrica
• Ar-condicionado
• Rádio Continental 2DIN (Bluetooth, USB, AUX) com dois alto-falantes
• Travas elétricas das portas
• Vidros dianteiros elétricos
• Maçanetas externas na cor da carroceria
• Retrovisores em preto brilhante
• Calotas Flex Wheel 14″ Bíton
• Retrovisores elétricos
• Chave tipo canivete
• Câmera de ré
• Media Evolution com tela de 8″ com Espelhamento de smartphone Android Auto®️ e Apple CarPlay®️, funções Eco Coaching e Eco Scoring integradas ao multimídia
• Comando satélite de áudio
OPCIONAL – rodas de liga leve diamantadas 14” bíton