O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) promoverá, em parceria com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), a etapa intermunicipal da IV Conferência Nacional de Educação (Conae) 2022, que terá a participação da Prefeitura de Guarulhos. Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, o evento será realizado nos dias 8 e 9 de abril em Mogi das Cruzes.
A conferência é um espaço democrático para que todos possam participar do desenvolvimento do ensino pelo país. Profissionais da educação da rede de ensino de Guarulhos, representantes dos conselhos escolares, estudantes e pais de alunos que queiram participar da conferência podem se inscrever até o dia 31 de março pelo link https://docs.google.com/forms/d/1Oivt8Jd3CimqnlYaWOTmx-cSANLKU39H9Bp8hLbcEWE/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&edit_requested=true.
O evento será presencial no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica “Professor Boris Grinberg” (Cemforpe), na rua Antenor Leite da Cunha, 55, Nova Mogilar, no dia 8 de abril com credenciamento a partir das 17h e início dos trabalhos às 18h, e no dia 9 de abril das 8h às 17h.
A etapa intermunicipal terá ainda representantes dos municípios de Mogi das Cruzes, Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá, Santa Branca, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Durante a conferência serão analisados os planos municipais de educação e o plano estadual, bem como serão eleitos os delegados que representarão a região na etapa estadual, prevista para junho. Todas as contribuições e propostas colhidas durante a etapa intermunicipal serão levadas para a etapa estadual e posteriormente para a nacional, que resultará na construção do novo Plano Nacional de Educação.
IV Conae 2022
A quarta edição da conferência terá pautas durante o evento que estarão presentes no Novo Plano Nacional de Educação 2024-2034, no Sistema Nacional de Educação, na educação nacional como um todo, abordando aspectos como formação de professores e formação continuada, na Base Nacional Comum Curricular e em questões ligadas a financiamentos, entre outras.