A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, anunciou neste domingo, 10, que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, terá encontro virtual com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, amanhã. Além de discutirem cooperações em torno da covid-19, da crise climática e do fortalecimento da economia global, os chefes de governo abordarão o conflito entre Rússia e Ucrânia.
"O presidente Biden continuará nossas estreitas consultas sobre as consequências da guerra brutal da Rússia contra a Ucrânia e a mitigação de seu impacto desestabilizador na oferta global de alimentos e nos mercados de commodities", disse Psaki em comunicado.
A reunião entre Biden e Modi precederá o encontro entre os secretários americanos de Estado, Antony Blinken, e de Defesa, Lloyd Austin, e suas contrapartes indianas, Subrahmanyam Jaishankar e Rajnath Singh.
A Índia é uma das poucas potências que têm evitado condenar publicamente a invasão russa à Ucrânia, e se absteve de várias resoluções na Organização das Nações Unidas (ONU) ligadas à guerra. O país tem laços de longa data com Moscou, sobretudo relacionados à Defesa.