O poeta, editor e tradutor naturalizado mexicano Sandro Cohen morreu vítima de covid-19, aos 67 anos. O escritor de origem norte-americana estava internado desde outubro e seus familiares haviam iniciado uma campanha pare arrecadar fundos para os cuidados intensivos no hospital. "Estamos comovidos e agradecidos pelo apoio, orações e demonstrações de carinho para Sandro Cohen", afirmou nesta quinta-feira, 5, sua mulher Josefina Estrada, no Facebook.
Foi ela quem anunciou a morte de Cohen nas redes sociais, um dia depois. O autor mexicano Jorge Volpi também lamentou a morte do colega. "Grande poeta que adotou o México e a língua espanhola com paixão e carinho, mestre e leitura infatigável. Amigo de sempre, descanse em paz", escreveu.
Ao lado de Volpi, o já falecido Ignácio Padilla, Eloy Urroz, Pedro Ángel Palou, Ricardo Chávez Castañeda e Vicente Herrasti formaram parte uma geração de escritores mexicanos nascidos no final dos anos 1960.
Cohen era autor de diversos livros mas seu título mais conhecido foi <i>Redacción sin Dolor</i> (Redação sem Dor) sobre técnicas para escrever melhor. Ele trabalhou na editora Colibrí e foi professor na Universidade Autônoma Metropolitana de Azcapotzalco, no México.
Nascido em Nova Jersey, nos EUA, em 1953, ainda jovem se mudou para o México para estudar. Mais tarde, em 1982, Cohen se naturalizou mexicano e desenvolveu toda sua obra em espanhol.
Seu primeiro título foi <i>De noble origen desdichado</i> (De Nobre Origem Infeliz), em 1979, e seguiu com <i>Apesar Del Imperio</i> (Apesar do Império), <i>Autobiografia Del Infiel</i> (Autobiografia do Infiel), e <i>Los Cuerpos de La Furia</i> (Os Corpos da Fúria).
Em 2019, Cohen recebeu homenagem por "40 anos sublimando poesia", no Palácio de Belas Artes. Em uma entrevista publicada pelo Instituo Nacional de Belas Artes, o autor disse que sua poesia foi feita "no e para o México." "Vim estudar na Universidade Nacional Autônoma do México e me apaixonei pelo país. Encontrei uma maneira de viver e trabalhar; Tenho tudo aqui", acrescentou. (Fonte: Associated Press).