Cidades

ASSEAG terá hub de inovação nos moldes do projeto do CREA-SP

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos (ASSEAG) apresentou, nesta quinta-feira, 09/06, o projeto de seu hub de inovação, que será implantado na sede da entidade, no Parque Renato Maia. A apresentação aconteceu durante a 1ª Reunião de Negócios e Inovação da Engenharia e Arquitetura, evento que contou com a presença de associados, representantes de entidades parceiras e do poder público.

“Hub de inovação é um conceito, segundo o qual problemas de empresas, cidades e pessoas são resolvidos por meio de conexões com startups e soluções inovadoras surgidas dessa interação. O hub da ASSEAG será um espaço físico no qual pessoas do segmento da engenharia, arquitetura e tecnologia se reunirão para estabelecer conexões, gerar negócios e encontrar essas soluções inovadoras para desafios encontrados no dia a dia”, explicou o presidente da ASSEAG, o engenheiro Ricardo França.

Filiada ao Conselho Regional de Engenharia de São Paulo (CREA-SP), a ASSEAG projetou seu hub em conformidade com as diretrizes do Conselho. “Tudo o que estamos fazendo para cumprir essa agenda de inovação colocamos na plataforma CREALab. E uma das frentes é justamente apoiar as associações que acreditam nessa agenda como forma de desenvolver o ecossistema local, como a ASSEAG”, disse o chefe de Inovação do CREA-SP, Augusto Pantaleão.

“Importante compor uma mesa tão seleta e representativa. Porque ninguém consegue fazer as mudanças que queremos sozinhos. É importante que os agentes da inovação sejam justamente os representantes da sociedade civil organizada”, afirmou o assessor da Presidência do CREA-SP, Guilherme Fiorellini, que participou em nome da presidente em exercício Lígia Marta Mackey (o presidente Vinicius Marchese está licenciado).

Compuseram a mesa, ao lado de França e Fiorellini, o prefeito em exercício, Professor Jesus, o secretário municipal de Justiça, Airton Trevisan, e o presidente da OAB Guarulhos, Abner Vidal.

Hub vai beneficiar não apenas o setor, mas toda a cidade

Antes de detalhar o projeto de hub de inovação ASSEAG, o presidente Ricardo França apresentou oficialmente a nova diretoria da entidade, composta também pela arquiteta e urbanista Magda Berberich e os engenheiros Gilmar Godoy, Odair Camargo, Erik Nunes, Eduardo Martins e Flavio Naressi.

França demonstrou a necessidade do espaço para a cidade como um todo – Guarulhos não figura entre os municípios com mais empresas inovadoras. “O objetivo do hub de inovação ASSEAG é viabilizar, estimular e executar ações de cooperação entre instituições de ensino, empresas, startups e poder público para promover o desenvolvimento econômico da região, além de encorajar o empreendedorismo no município”, disse. “Será uma nova forma de pensar a profissão, as empresas e o poder público”.

Inicialmente o hub da ASSEAG terá recepção, salas de reunião e um auditório, para palestras e treinamentos. O espaço vai catalisar ideias e levar experimentação a milhares de pequenas e médias empresas guarulhenses, principalmente.

“Além dos profissionais, as startups também serão beneficiadas, já que terão caminho facilitado para se conectar a empresas estabelecidas e investidores, apresentando soluções para desenvolvimento e viabilização de negócios”, completou.

O especialista em networking profissional Fabio Torres fez uma palestra sobre como a inovação pode auxiliar em todos os setores de atividade. A palestra foi remota e o evento foi transmitido ao vivo pela internet (CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA).

A ASSEAG conta, hoje, com mais de 7 mil profissionais. Tem representatividade em 11 conselhos municipais da cidade e 5 são conselheiros no CREA-SP.

Para saber mais sobre o projeto, basta entrar em contato pelo telefone (11) 2456-4000 ou pelo WhatsApp (11) 2456-4229. Também é possível conversar pelo e-mail [email protected].

Serviço

ASSEAG – Rua Guadelino Fanganielo, 3 – Parque Renato Maia

Mais informações: 2456-4000 / WhatsApp: 2456-4229 / [email protected]

Saiba mais também nas redes sociais da ASSEAG: @asseag_guarulhos

Posso ajudar?