A disputa presidencial vai além das pesquisas de intenção de voto divulgadas com grande frequência nas últimas semanas e que apontam o ex-presidente Lula (PT), que foi preso após ser condenado na Operação Lava-Jato, à frente do atual mandatário Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição. Neste sábado, os dois rivalizaram nas redes sociais a audiência por meio de uma live e a participação em um podcast.
Enquanto Bolsonaro participava de uma entrevista ao vivo ao podcast Cara a Tapa, transmitida no YouTube, Lula entrou ao vivo ao lado do deputado André Janones (Avante), que abandou a candidatura a presidente, para apoiar o petista neste mês. Na transmissão, Lula e Janones chegaram a dizer que Bolsonaro encerraria o pagamento do valor de R$ 600 do Auxílio Brasil em dezembro.
Informado sobre a “fake News”, Bolsonaro negou veementemente a informação, garantindo que o auxílio será mantido no ano que vem, porque está incluído no Orçamento da União. Lembrou ainda que o Auxílio Brasil hoje é bem maior e atende um número muito maior de beneficiários que o Bolsa-Família, criado por Lula. “Eles mentem. Em 2018, disseram que a gente acabaria com o Bolsa-Família. Não acabamos e aumentamos o valor com o Auxílio Brasil”, disse.
Segundo números apurados pela mídia, o evento de Lula e Janones teve apenas 17 mil espectadores. Já o presidente teria sido acompanhado por 450 mil pessoas.