A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realizará uma missão na usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, ainda nesta semana. O diretor-geral da agência, que é ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), Rafael Grossi, fez o anuncio nesta segunda-feira, 29, em seu Twitter.
"A Missão de Apoio e Assistência a Zaporizhzhia está a caminho. Devemos proteger a segurança da maior instalação nuclear da Ucrânia e da Europa", afirmou Grossi.
As forças russas assumiram o controle da usina logo após o início da atual guerra e detêm território adjacente ao longo da margem esquerda do rio Dnieper.
Mísseis e artilharia russos atingiram áreas próximas de Zaporizhzhia, disseram autoridades ucranianas neste domingo, enquanto persistiam os temores de que os combates nas proximidades da instalação poderiam danificar a usina e causar um vazamento de radiação.
Na semana passada, as autoridades começaram a distribuir comprimidos de iodo para os moradores que vivem perto da usina, em uma medida de prevenção para o caso de exposição à radiação.