Durante anos, houve tentativas de levar para as telas Notícia de um Sequestro, livro-reportagem publicado por Gabriel García Márquez em 1996. Um filme com Salma Hayek chegou a ser anunciado em 2009. "Era apoiado pelo próprio Gabo, mas por diferentes razões não continuou", disse Rodrigo García, filho do escritor, em entrevista ao <b>Estadão</b>. "Creio que um dos motivos era que duas horas não são suficientes para contar essa história", completou o diretor e produtor. A obra finalmente ganha uma adaptação em formato de minissérie, no Prime Vídeo.
Nos anos 1990, a Colômbia sofreu com uma série de sequestros de políticos e jornalistas, praticados por um grupo ligado a Pablo Escobar chamado "Os Extraditáveis". Seu objetivo era pressionar o governo do país a abandonar os planos de extraditar envolvidos em crimes ligados ao narcotráfico para os Estados Unidos. Na época, o escritor Gabriel García Márquez, vencedor do Nobel e conhecido por romances como Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos do Cólera, foi contatado por Maruja Pachón Castro, que passou mais de seis meses no cativeiro, e seu marido, Luis Alberto Villamizar, para escrever sobre o assunto. Antes de ser romancista, García Márquez tinha sido jornalista e sabia quando havia uma boa história para contar.
<b>DOR E MEMÓRIA</b>
Na série, Cristina Umaña interpreta Maruja Pachón, que era diretora da empresa estatal de fomento ao cinema na época de seu sequestro. Juan Pablo Raba faz seu marido, o político Alberto Villamizar, que tenta a todo custo libertar sua mulher. "Para mim, era importante entender a relação dos dois", disse Umaña, que teve a oportunidade de conversar com Maruja Pachón por videoconferência. "Pude escutar em sua própria voz sua história de dor, sua memória, sua intimidade", disse a atriz. Majida Issa é Diana Turbay, jornalista e filha de um ex-presidente da Colômbia.
Para equilibrar o drama com o pano de fundo político e social, foi escalado o cineasta chileno Andrés Wood (Machuca, Violeta Foi para o Céu). "O convite vindo do Rodrigo já era uma razão para fazer. Ainda mais por ser um livro de seu pai, o que me dava grande confiança para acompanhá-lo nessa viagem", disse Wood. "Ele me convenceu de que o olhar de um latino-americano poderia ser útil."
O crescimento do streaming possibilitou que Notícia de um Sequestro não apenas contasse a história de diversos personagens com o tempo necessário, mas também que fosse feita na Colômbia, com atores colombianos, falando espanhol. Nos últimos anos, muitas séries e filmes sobre a realidade colombiana foram feitos fora do país, como Narcos, Escobar: Paraíso Perdido e Escobar: A Traição, estrelados por Wagner Moura, o americano Benicio del Toro e o espanhol Javier Bardem, respectivamente.
E todos destacam o lado do narcotráfico. "Notícia de um Sequestro é uma espécie de reação", avisa Rodrigo García. "Este livro se concentra no sofrimento das vítimas e seus familiares." Por isso, a história nunca envelhece. "A situação na Colômbia sempre é nova, mas sempre tem raízes bem vivas", admite Rodrigo García. "Nunca pensei que estaria antiquado. Sempre soube que teria impacto na Colômbia e interesse fora da Colômbia."
As informações são do jornal <b>O Estado de S. Paulo.</b>