Diretamente da Patagônia, Argentina, chegam ao Brasil o maior dinossauro do mundo, o tiranossauro Patagotitan, e uma coleção paleontológica que inclui a réplica do "brasileiro" Buriolestes schultzi, que viveu há 233 milhões de anos.
A exposição Dinossauros – Patagotitan, o Maior do Mundo abre no sábado, 10, e fica em cartaz até 27 de novembro no Pavilhão de Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Os ingressos vão de R$ 20 a R$ 50; bit.ly/dinosp.
<b>Outros dinossauros</b>
Ao todo são 16 réplicas de esqueletos de dinossauros completos e 20 fósseis originais, incluindo o gigante carnívoro Tyrannotitan. Também estará exposto o crânio do Gigantossauro, um dinossauro que ficou famoso no filme Jurassic Park ao derrotar o assustador Tyrannosaurus rex. Os visitantes ainda poderão observar as rochas da Patagônia.
<b>Transporte</b>
Não foi nada fácil montar essa exposição, a começar pelo transporte. Só o maior dinossauro do mundo tem o peso de 18 elefantes.
"Foi um enorme desafio trazer uma exposição deste porte para o Brasil. Os dinossauros percorreram mais de 3.500 km de Trelew, na Patagônia, até o Parque Ibirapuera. Foram quatro caminhões de 18 metros com 80 caixas, sendo que só o Patagotitan precisou de dois caminhões para transportá-lo para o Brasil. Mas todo esforço valeu a pena", disse ao Estadão Bárbara Guerra, produtora da mostra.
As informações são do jornal <b>O Estado de S. Paulo.</b>