Política

#TBTGuarulhosWeb: há oito anos imprensa de Guarulhos era impedida de entrevistar Lula

Cerca de 15 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, estiveram na noite de 23 de setembro de 2014 no Taboão para acompanharem o comício do candidato ao Governo do Estado, Alexandre Padilha (PT), e do Senado, Eduardo Suplicy (PT), além da ilustre presença do ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva.

Apesar do evento ter sido realizado na cidade, os jornalistas de Guarulhos foram barrados na coletiva de imprensa e apenas a chamada “Grande Imprensa Nacional” pode realizar perguntas aos petistas. A assessoria do partido alegou na ocasião que os profissionais não puderam exercer a profissão por não possuírem uma fita verde entrelaçada ao braço.

A atitude gerou grande incômodo aos jornalistas, que tinham como objetivo levar a informação ao público de Guarulhos e ouvir dos candidatos propostas para o município, o que não aconteceu. A matéria publicada no dia seguinte no GuarulhosWeb relata o descaso ocorrido na noite anterior.

Naquele mesmo ano, Dilma Roussef foi reeleita para a Presidência, mas sofreu impeachment dois anos depois. Lula, solto da prisão em 2019, após 580 dias encarcerado, tenta mais uma vez voltar ao posto que ocupou oito anos seguidos. Suplicy, que já acumula cargos políticos há décadas, é candidato a deputado estadual e Padilha, que perdeu aquela eleição, busca a reeleição para federal, com quase R$ 2 milhões de recursos recebidos em sua campanha, quase todo o valor (R$ 1,8 mi) oriundo do fundo da própria sigla.

Posso ajudar?