Estadão

Após eliminação no simples, Bia Haddad vai às semifinais nas duplas em Ostrava

Eliminada na estreia do simples no WTA 500 de Ostrava, na República Checa, nesta quarta-feira, Beatriz Haddad Maia foi mais feliz na disputa por duplas. Ao lado da parceira cazaque Anna Danilina, bateu as checas Barbora Palicova e Nikola Bartunkova nas quartas de final e avançou às semifinais. As adversárias da próxima fase serão definidas na manhã de quinta (horário do Brasília), no duelo entre as britânicas Olivia Nicholls e Alicia Barnett e a polonesa Alicja Rosolska e a australiana Erin Routliffe.

Bia e Danilina tiveram um primeiro set de dificuldades diante das donas da casa. Começaram perdendo, sofreram uma quebra no quarto game e, logo depois, viram as adversárias abrirem 4 a 1 na parcial. Em grande reação, conseguiram a virada no 11º game, mas sofreram o empate e só resolveram a situação no tie-break, com vitória por 7 a 4.

No segundo set, a primeira impressão foi que Rosolska e Routliffe dariam tanto trabalho quanto no primeiro, mas o desfecho foi um pouco mais tranquilo para a brasileira e sua dupla, que abriram uma vantagem de 4 a 1 no quinto game. Depois disso, apesar de serem ameaçadas em alguns momentos, foram consistentes para fechar a parcial em 6/3.

SIMPLES
A disputa do simples em Ostrava teve duas integrantes do top 5 do ranking da WTA em quadra. Iga Swiatek, a número 1 do mundo, avançou às quartas de final após desistência da australiana Ajla Tomljanovic, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo quando o segundo set estava empatado em 2/2. O primeiro foi vencido pela polonesa, por 7 a 5. Com o resultado, Swiatek alcançou a 58ª vitória neste ano, maior número de triunfos de uma tenista em um mesmo ano desde que Caroline Wozniacki venceu 60 vezes em 2017.

Cabeça 2 do torneio checo e número 4 do mundo, Paula Badosa foi superada pela anfitriã Petra Kvitova. Eliminada precocemente nos últimos torneios que disputou, a espanhola manteve a série ruim ao ser derrotada por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (/4) e 6/4.

Posso ajudar?