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AVALIAÇÃO – Peugeot e-208 GT, o esportivo elétrico que pega pela emoção

Ernesto Zanon – Do Carro Express – Edição de imagens: Danilo Sanches

Para falar do novo Peugeot e-208 GT, o compacto esportivo 100% elétrico da marca francesa, temos que combinar uma coisa. Deixa o preço para lá neste primeiro momento. O carro é muito mais emoção do que razão. Apesar de que há motivos de sobra para sonhar em ter um destes na garagem. Tudo começa no design, bem parecido com o 208 a combustão em suas linhas gerais de muito bom gosto, futurista ao extremo e deliciosamente definidas. Só que tem pitadas de esportividade, que retratam a força do motor elétrico.


Trata-se de um carro muito rápido. Faz de 0 a 100km/h em 8,1 segundos, graças aos 136 cavalos de potência oferecidos pelo motor elétrico. A autonomia varia bastante. Apesar de ter carga suficiente para rodar perto de 300 quilômetros, no modo Eco, quando se aciona o Sport, dificilmente você irá além dos 100 a 150 quilômetros. Mas aí é performance esportiva de verdade. Ligeiro nas manobras, tanto na cidade como na estrada, a ponto de chegar na máxima limitada em 150 km/h em um piscar de olhos.
Se preferir esse jeito esportivo e rápido, prepare-se para enfrentar um problema ainda comum para quem tem carros elétricos, mas não contam ainda com um recarregador particular em sua residência ou trabalho. Contar com equipamentos públicos ou mesmo particulares de carregamento rápido não é tarefa fácil.


Durante a avaliação, alguns perrengues como chegar no local e encontrá-lo inativo, deixar mais de uma hora e não recarregar praticamente nada ou, ainda, encontrar os pouco pontos disponíveis ocupados por outros veículos por horas. Mas isso nada tem a ver com o excelente e-208, já que é um problema maior que deverá ter solução no Brasil em um curto prazo.
De volta ao carro, destaque para a aparência. No visual, o 208 elétrico tem diversas exclusividades que fazem toda diferença. Os faróis full-LED que cortam o para-choque se destacam diante da grade com filetes que formam a aparência tridimensional. Os filetes são na cor da carroceria.


As laterais ganham apliques em preto brilhante nos para-lamas que passam a ideia de um alargamento, que combinam com as rodas de 17 polegadas. O logotipo com a letra “e” estilizada aparece em tom de azul na coluna C, identificando a motorização. Na traseira, lanternas ful-LED, indisponível nas demais versões. O teto-solar amplo e panorâmico dá conta de que que o céu é o limite para este Peugeot.


Interior do e-208 oferece banho de refinamento

Por dentro, como nas versões mais tops do 208 a combustão, um banho de refinamento. Os bancos esportivos mesclam tecidos, O painel recebe superfícies emborrachadas de toque macio e costuras em verde e azul. Há filetes de LED com possibilidades diferentes de cores e botões extras, como para aquecimento dos bancos. A central multimídia tem 10 polegadas e o quadro de instrumentos é tridimensional, na verdade, um show à parte, digno de veículos de alto padrão. Os mapas, por exemplo, aparecem acima do volante, no tal I-cockpit 3D .
O cluster dispõe de tecnologia holográfica em 3D, para que algumas informações sobre a condução do veículo sejam projetadas em destaque à frente do visor principal. As indicações são dinâmicas e animadas, aproximando-se dos olhos, dependendo do grau de importância ou urgência, contribuindo para uma melhor reatividade e melhorando a condução em todos os sentidos – além de maior eficiência, proporciona uma leitura mais confortável aos olhos.
Como se trata de um hatch compacto, não espere muito espaço no banco de trás e no porta-malas. Apesar dos dois passageiros do banco dianteiro se acomodarem muito bem, quem vai atrás sofre um pouco. O porta-malas também não oferece tanto espaço, com seus 265 litros de capacidade.
E para não dizer que não falamos em preço, vamos lá. Esta preciosidade custa hoje no Brasil em torno de R$ 265 mil. Vai encarar?

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