Cidades

Escola municipal promove apresentações e exposições baseadas na literatura infantil

Com o tema Ler é uma Viagem, a Feira Cultural realizada na última sexta-feira (7) na EPG Heraldo Evans, no Jardim Tranquilidade, fez com que alunos, professores e familiares embarcassem em um projeto de leitura recheado de histórias conhecidas da literatura infantil. O evento, que reuniu apresentações de teatro, exposições, música e pintura, proporcionou um intercâmbio de leitura e escrita em diferentes espaços da escola e envolveu a comunidade.

A manhã foi repleta de apresentações, com Chapeuzinho Vermelho, O Mágico de Oz, O Pequeno Príncipe, O Sítio do Pica-Pau Amarelo e Pinóquio. A elaboração da Feira Cultural teve como objetivo sensibilizar as famílias por meio dos trabalhos desenvolvidos pelas turmas do ensino fundamental com a orientação dos professores e o apoio da gestão escolar.

“O projeto vem sendo desenvolvido em diversas etapas desde o início do ano, com diferentes ações de leitura para estimular o processo de alfabetização das crianças, valorizando a leitura e sua diversidade textual”, explicou Maria Bernadete da Silva, coordenadora pedagógica da escola.

Na sala das professoras Viviane Ortis e Ligia Bayer a história abordada foi O Mágico de Oz. A atividade contou com exposição de pintura em tela, teatro de marionete, a casinha e os bonecos dos personagens desenvolvidos com material reciclável, uma atividade realizada em casa que garantiu a interação ativa entre família e escola, além de influenciar positivamente o desenvolvimento dos educandos. “Tivemos leitura do livro, apresentação do filme, reescrita e produção do texto em sala de aula. A maioria das famílias participou das produções, fazendo com que as crianças se esforçassem e se dedicassem sempre mais”, destacou Viviane.

Impacto

O aluno Samuel Gonçalves, de dez anos, estava radiante ao encontrar seu desenho na exposição. “Na história Pequeno Príncipe aprendi a importância da amizade. E o nosso trabalho foi feito com quatro amigos, um ajudando o outro”, relatou o aluno do 4º ano sobre a atividade realizada em grupo.

Em cada canto da sala havia uma criação coletiva dos trabalhos de todas as crianças a respeito de O Pequeno Príncipe, além de reflexões e ensinamentos dos personagens sobre a vida, em que foi destacada a participação dos educandos Davi Gois, Vitor Crispim e Henry Gabriel, autistas. “Foi muito importante trabalhar os valores, o amor ao próximo e a criatividade de cada um, respeitando o seu tempo. Nossos alunos autistas interagiram muito bem durante a atividade, todos eles nos surpreenderam”, contou a professora Izabel Godoy, juntamente com a turma da professora Fabiana Pucci Leone e de outros especialistas do corpo docente.

O aluno Leonardo Miguel, de sete anos, do 2º ano, estava acompanhado de sua mãe, Gabriela Steidle, da avó, da irmã, do primo e dos tios. Eles vieram assistir à primeira apresentação do menino na escola. “Ele está bem ansioso em participar da peça teatral com a música do Pinóquio, mas estamos aqui para encorajá-lo”, falou Gabriela sobre a expectativa do filho. As professoras Nery Travassos e Denise Costa ensaiaram as turmas do 2° ano para a apresentação de Pinóquio e as professoras Gissa Vilela e Marcelia Martins ensaiaram as turmas do 1°ano com a música da personagem Chapeuzinho Vermelho.

A Feira Cultural contou ainda com exposição das bonecas de pano da personagem Emília e os totens dos principais personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, Visconde de Sabugosa e Saci, entre outros, todos colocados no pátio da escola para a interação com o público.

Posso ajudar?