Uma idosa japonesa de 65 anos procurou a polícia após suspeitar ter sido alvo de um golpe. De acordo com o jornal japonês <i>Yomiuri Shimbun</i>, a mulher transferiu 4,4 milhões de ienes (cerca de R$ 160 mil) a uma pessoa que conheceu na internet e dizia ser um astronauta russo, que precisava de dinheiro para pagar pela taxa de pouso na Terra.
O caso foi noticiado pelo jornal japonês no domingo, 9. De acordo com a polícia de Shiga, província no sudoeste do país, a idosa conheceu o golpista pelo Instagram. Ela disse não ter suspeitado da história apresentada pelo farsante porque o perfil dele nas redes sociais exibia muitas fotos do espaço.
O "casal" começou a trocar mensagens pelo aplicativo Line, onde ele se dizia apaixonado e disposto a começar uma nova vida com ela no Japão. No entanto, para isso, precisava de dinheiro emprestado para pagar as taxas de pouso de seu foguete na Terra.
A idosa teria feito cinco transferências antes de perceber o golpe, de acordo com o relato da polícia ao jornal japonês.