Cidades

#TBTGuarulhosWeb: governos do PT elevaram dívida de Guarulhos com a Sabesp em 1.500%

Os 16 anos de governos petistas na cidade, oito de Elói Pietá e oito de Almeida, elevaram a dívida do antigo SAAE em 1.500% com a Sabesp. O índice foi destaque de reportagem publicada em novembro de 2018 pelo GuarulhosWeb.

A Sabesp, órgão estadual, era responsável na época por fornecer 95% da água distribuída em Guarulhos. A estratégia de dar o calote sob justificativa de não concordar com os valores, deixou uma dívida de aproximadamente R$ 3 bilhões. Ao final de 2000, antes de Elói assumir, o total da dívida com encargos e juros chegava a R$ 201,9 milhões.

Ao assumir, o prefeito Guti encontrou a cidade vivendo um sistema de rodízio de água. As caixas residenciais chegavam a ficar dias sem abastecimento. O novo acordo deu fim à dívida do município, enquanto a Sabesp assumiu os serviços de esgoto.

Nos últimos três anos, já trocou e substituiu mais de uma centena de quilômetros de redes de distribuição de água por toda a cidade, o que permitiu uma redução de 30% de perdas por vazamentos entre 2019 e 2021. Além disso, a cidade que era conhecida por poluir o Rio Tietê deve finalizar o ano de 2024, graças às inaugurações das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Cabuçu e Fortaleza, com 70% de tratamento.

Posso ajudar?