Na última quinta-feira (3) os participantes do curso A Educação Matemática no Ensino Fundamental, oferecido quinzenalmente pela Secretaria de Educação a professores da rede municipal, vivenciaram atividades de construção de jogos com foco em reflexão e ação sobre a prática. O curso é parte do programa Formação Permanente, promovido pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep).
Para potencializar estratégias para o ensino da matemática no Ensino Fundamental, o encontro priorizou atividades práticas e complementares, que colocaram os participantes diante do desafio de construir, coletivamente, jogos matemáticos, materiais concretos que podem ser utilizados em sala de aula e que facilitam a compreensão dos alunos.
“O encontro foi maravilhoso, como sempre. Para docentes iniciantes como eu, seria interessante também um momento de discussão sobre os jogos já existentes nas escolas, com os quais estamos habituados, e suas diversas maneiras de utilização”, observou a professora Marianne Jorge de Carvalho, da EPG Anita Malfatti.
Além de construir os jogos, os professores também experimentaram momentos de reflexão acerca de sua utilização e sobre os níveis de dificuldades. “Isso nos deu a oportunidade de navegar pelo jogo e buscar aprendizagens diferentes”, disse Marianne.
Situações de aprendizagem contextualizadas
A construção de jogos e sua utilização como uma dentre inúmeras ferramentas para o ensino de matemática é parte do conteúdo programático do curso, que conta também com estudo do Sistema de Numeração Decimal, dos Jogos no Ensino da Matemática, da Metodologia de Resolução de Problemas e da Sondagem Matemática, distribuídos em sete encontros presenciais.
O curso objetiva ainda ampliar, conhecer e desenvolver novas estratégias didáticas para o ensino da educação matemática tendo em vista o desenvolvimento dos saberes e aprendizagens dos estudantes.
“A ideia é que os participantes levem essas atividades para as escolas e as apliquem em sala de aula com seus educandos. Também é importante compartilhar tais práticas com outros educadores, multiplicando as aprendizagens nos momentos formativos na escola durante a hora-atividade”, explica a coordenadora de Programas Educacionais da Secretaria de Educação, Gislaine Ilibio.
Para a formadora, a apropriação de saberes exige planejamento e desenvolvimento de situações de aprendizagem contextualizadas, que potencializam as reflexões ao utilizar diferentes estratégias de forma criativa e significativa. “A educação matemática está inserida em diversas situações cotidianas e, para que possamos fazer sua leitura e interpretação, temos a necessidade de nos apropriar de diversos saberes”.
No primeiro semestre do próximo ano a Secretaria de Educação oferecerá novas vagas e cursos do programa Formação Permanente, disponíveis para professores da rede municipal.