A valorização de ideias criativas, de projetos inovadores e de empreendedores da economia criativa em Guarulhos foi uma das prerrogativas da Semana do Conhecimento, que aconteceu entre os dias 17 e 21 de outubro no Adamastor. Por meio da VI Mostra de Economia Criativa, foram apresentados e expostos 23 projetos nos eixos tecnologia, mídia, consumo e cultura. Os melhores de cada eixo foram premiados.
“A semana foi uma vitrine, uma oportunidade de mostrar o nosso projeto para a cidade. Foi maravilhoso participar, trocar ideias, fazer network, conhecer outros projetos, explicar para os jovens como funciona o processo de compostagem”, disse Daniele Coutinho, especialista em botânica, mestre em análise geoambiental e coordenadora da ONG Chico Mendes. Ela apresentou o projeto Composta Cabuçu, que trabalha com a gestão correta de resíduos orgânicos, transformando o que por muitos é considerado lixo em adubo.
O projeto, que levou pra casa o Prêmio Case Empreendedor Cultura, é, de acordo com a autora, uma forma de fazer economia circular. “Nós fechamos o círculo da cadeia dos orgânicos, evitando que eles sejam enviados para o aterro, já que o orgânico é um material riquíssimo que pode ser transformado 100% em adubo, voltando para a natureza”, explicou. Sobre a premiação, ela comemorou contando que todos os jurados falaram que o projeto estava no caminho certo, recebendo muitos elogios ao produto. “Ser coroada com o prêmio foi maravilhoso. Nós temos agora um produto premiado”, disse.
As apresentações se dividiram entre exposição dos casos de sucesso e de produtos, com os temas indústria criativa, mídias, cultura e consumo. Cada apresentação teve em média 12 minutos, entre exposição de ideias e atendimento às perguntas dos jurados.
Mostrando a diversidade das ideias apresentadas na feira, a premiação de Case Empreendedor Mídia foi entregue para o projeto Divertilícia, um site de jogos educacionais voltados à educação infantil e ao ensino fundamental I que trabalha conteúdos básicos como matemática, artes, música e muito mais, desenvolvido por Marcos Cárfora e Ovídio Lopes da Cruz Netto. De acordo com Cárfora, o produto ainda está em desenvolvimento. “Inscrevemos o Divertilícia na mostra porque acreditamos no potencial desse produto e porque, antes de qualquer coisa, como educadores sabemos da necessidade que os professores têm desse tipo de mídia de apoio em suas aulas”, contou. “Para nós, é a coroação de um trabalho sério dedicado à educação, que norteia ainda mais nossas estratégias para os próximos passos de desenvolvimento”, completou.
Confira a lista de vencedores da VI Mostra de Economia Criativa de Guarulhos:
Prêmio Case Empreendedor Tecnologia: Healthtech, especializada em reabilitação e diagnóstico com tecnologia acessível e flexível
Prêmio Case Empreendedor Mídia: Divertilícia
Prêmio Case Empreendedor Consumo: Aquecer e Proteger com Arte
Prêmio Case Empreendedor Cultura: Composta Cabuçu
Prêmio Exposição de Produto Tecnologia: Disco Proprioceptivo de Freeman com sistema supervisório e comunicação Bluetooth
Prêmio Exposição de Produto Cultura: Oficina de Serigrafia – Projeto Tear
Prêmio Exposição de Produto Consumo: A Arte de Transformar Tecidos – Projeto Tear
Prêmio Campeão Geral (maior nota de todos os campeões): Divertilícia