Foi pouco mais de 30 minutos de chuva intensa em Guarulhos na tarde deste domingo, 20 de novembro. Segundo a Defesa Civil Municipal, no período de uma hora entre 14h e 15h foram registrados mais de 55 milímetros de chuva em algumas regiões da cidade. Em live transmitida pouco depois das 20h, o prefeito Guti (PSD) afirmou que essa quantidade é mais do que o dobro do esperado para um dia inteiro. “Nenhuma cidade no mundo consegue absorver tanta água em tão pouco tempo”, disse.
O prefeito explicou que, depois de percorrer diversos pontos afetados pela chuva junto ao seu time que segue nas ruas, parou para dar uma satisfação à população das ocorrências. Segundo ele, foram cerca de 200 famílias atendidas, sobretudo nas regiões da Cidade Satélite, na comunidade do Sata, às margens da rodovia Presidente Dutra, e Jardim Alvorada na mesma região. Lembrou que a maior parte das moradias que foram atingidas são numa área de risco, no curso de um córrego que passa na região. “A Prefeitura, inclusive, já removeu as famílias destes locais, mas muitas voltaram para os mesmos lugares ou outros moradores chegaram. Vamos ter que fazer um trabalho de remoção e conscientização mais uma vez”.
Guti revelou ainda que houve quatro quedas de árvores registradas em Guarulhos, além de quatro escolas municipais que foram afetadas pelo excesso de chuvas na região do Taboão e uma UPA.
Apenas duas famílias precisaram ser acolhidas em abrigos da Prefeitura, que está assistindo as famílias com a doação de colchões, cestas básicas e água. Guti afirmou ainda que a Sabesp e EDP, concessionárias de água e energia elétrica que atendem Guarulhos, foram acionadas e estão colaborando, assim como servidores municipais de diferentes pastas que atuam no trabalho de assistência às famílias e limpeza dos locais atingidos.
Guti revelou que recebeu um telefonema do governador eleitor Tarcísio de Freitas (Republicanos), que se colocou à disposição para ajudar no atendimento às famílias atingidas pelo temporal deste domingo. O prefeito também disse que já manteve contato com diferentes pastas do Governo do Estado, em busca de ajuda a Guarulhos.