A Prefeitura de Guarulhos já liquidou a segunda parcela do 13º salário de todos os servidores públicos no último dia 20 de novembro. Já em Minas Gerais, o governador Romeu Zema comemora que irá pagar a primeira e segunda parcela da bonificação de final de ano aos funcionários públicos de seu Estado no próximo dia 14 de dezembro.
Diz Zema em postagem em redes sociais: “Este é o 2º ano consecutivo de pagamento integral, após 6 anos de atrasos e parcelamentos. Com trabalho e gestão de verdade sigo cumprindo a obrigação, que outros não fizeram”. Diferente do Estado de Minas Gerais, durante toda a gestão do prefeito Guti, a Prefeitura de Guarulhos nunca atrasou os salários e o pagamento do 13º salário dos servidores.
“Sempre adiantamos o pagamento. Tanto que há alguns anos efetuamos o pagamento da primeira parcela até no mês de outubro com a segunda em novembro. É uma forma de prestigiamos nossos funcionários que têm mais tempo para planejar os gastos de final de ano”, afirmou o prefeito Guti.
O valor pago aos servidores no final de outubro foi de R$ 46 milhões – desta forma, a quitação do 13º salário introduz na economia do município R$ 91 milhões. O chefe do Executivo citou ainda uma pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) de 2021 que mostrou que cerca de três mil cidades brasileiras têm dificuldade de pagar as contas, o que representa mais da metade dos municípios do país. Guti enfatizou a transparência com que a atual administração lida com as finanças municipais, principalmente após os desafios de arrecadação impostos em mais de dois anos de pandemia.