A nota enviada anteriormente contém um erro nos dois primeiros parágrafos. Nadal não foi eliminado na estreia, mas na segunda rodada. Segue a versão corrigida:
Não foram simples dores do quadril que fizeram Rafael Nadal ser eliminado na segunda rodada do Aberto da Austrália. O tenista espanhol passou por exames nesta quinta-feira em Melbourne que acusaram uma lesão muscular que o afastará das quadras por até dois meses.
Com movimentos limitados, Nadal não conseguiu se impor na segunda rodada do primeiro Grand Slam do ano, na quarta-feira. Defendendo o título na Austrália, foi facilmente superado pelo americano Mackenzie McDonald por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/4 e 7/5.
"Boa tarde. Fiz exames médicos depois da derrota de ontem (quarta). A ressonância magnética mostra uma lesão de grau 2 no músculo iliopsoas da perna esquerda. Agora é repouso esportivo e fisioterapia anti-inflamatória. Tempo de recuperação normal de 6 a 8 semanas", informou o espanhol.
A lesão é no músculo que fica entre o fêmur e a lateral da coluna lombar. Ela é comum em quem pratica esportes e, se não for tratada corretamente, pode se tornar crônica. Ele provoca estalos no quadril e forte dores.
Nadal deve perder alguns torneios no período de ausência, entre eles, o ATP de Acapulco, no México, do qual foi o campeão em 2022. O retorno às quadras deve ocorrer nos Estados Unidos, nos Masters 1000 de Indian Wells ou de Miami.