O servidor público municipal aposentado João Claudino da Silva, de 76 anos, fez uma nova doação de 200 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para plantio em praças e parques de Guarulhos. As 30 mudas de cedro, 32 de angico, dez de manga e 128 de jatobá foram retiradas nesta quinta-feira (2) pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), pasta da Prefeitura responsável pela arborização urbana, na residência de Claudino, no Jardim Lenize.
Assim como na primeira doação, de cem mudas, feita pelo aposentado em junho do ano passado, esta nova leva de árvores também foi produzida a partir de sementes coletadas pela cidade e cultivadas em embalagens do tipo longa vida reaproveitadas. O ex-servidor conta que o gosto pelo cultivo de mudas, em especial as de jatobá, espécie ameaçada de extinção devido à excessiva exploração de sua madeira de alta qualidade, cresceu durante os 27 anos de trabalhos prestados à Sema cuidando das áreas verdes do município.
As mudas doadas por Claudino estão no viveiro da secretaria, no Bosque Maia, e posteriormente, assim como as cem primeiras, serão plantadas ao redor da cidade em regiões adequadas a cada espécie. O jatobá, por exemplo, exige condições especiais para plantio, já que pode atingir 40 metros de altura e dois metros de diâmetro.