Brendan Fraser venceu o Oscar de melhor ator neste domingo, 12. Ele passou por uma transformação radical (que rendeu inclusive o Oscar de melhor maquiagem ao filme) para viver o protagonista que luta contra a gordofobia e a homofobia em A Baleia.
Fraser estava com os olhos marejados e visivelmente emocionado. O prêmio, assim como outros anteriormente recebidos na temporada, foram vistos como uma "volta por cima" em sua carreira, após alguns anos afastado de produções aclamadas pela crítica.
<b>Os indicados ao Oscar de melhor ator em 2023:</b>
– Austin Butler (Elvis).
– Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin).
– Brendan Fraser (A Baleia).
– Paul Mescal (Aftersun).
– Bill Nighy (Living).
<b>Aplaudido por jornalistas</b>
Brendan Fraser foi aplaudido de pé por jornalistas na sala de imprensa do Oscar 2023, na qual todos os vencedores passam para uma entrevista coletiva após receber o prêmio, e na qual o <b>Estadão</b> estava presente.
Respondendo aos repórteres, o ator admitiu que, apesar do favoritismo, demorou para que caísse sua ficha: "quando ouvi meu nome ser anunciado como vencedor, eu duvidei no início. Aí, pensei que teria de ir até o palco e dizer algo". No palco, Fraser fez seu discurso de agradecimento com os olhos marejados e visivelmente emocionado.
Sobre o convite para viver o protagonista de A Baleia, comentou: "quando li o roteiro, fiquei tocado e assustado pela sua força. Darren Aronofsky, diretor disse que teria de criar o corpo de Charlie no meu. Assim, meu trabalho foi o de criar o mundo interno, a intimidade de Charlie".
"Esse Oscar realmente pesa um pouco, acreditem, mas espero que me ajude a conseguir um novo trabalho", afirmou, com otimismo. Ao deixar a sala, novamente emocionado, voltou a ser aplaudido de pé pelos jornalistas.