Polícia

Deic investiga empresa flagrada pela EDP furtando energia elétrica em Guarulhos

A EDP, concessionária de energia elétrica de Guarulhos, detectou que um estabelecimento comercial, no Jardim Arapongas, na região dos Pimentas, tinha uma ligação de energia elétrica instalada de forma clandestina. Segundo o GuarulhosWeb apurou, a situação já se arrasta por 22 meses e o prejuízo chega à casa dos R$ 280 mil. A concessionária acionou o DEIC, em São Paulo, que registrou a ocorrência e irá para apurar o caso.

Em uma inspeção na empresa, do ramo de reciclagem de plásticos, em razão de o estabelecimento estar com o contrato de fornecimento de energia elétrica encerrado, mas seguia operando diuturnamente. Um ramal de entrada de energia podia ser visualizado a partir da via pública, o que não poderia existir, já que o contrato com a EDP foi encerrado.

O técnico constatou que havia ligação direta da fases “A”, “B”, “C” e “N” na rede secundária da EDP, ou seja, a energia vinha sendo consumida dia e noite sem ser contabilizada e paga.

O proprietário do estabelecimento foi identificado e convidado a comparecer no 4º DP, nos Pimentas. A autoridade estabeleceu a fiança criminal no valor de R$ 2.600,00 para o investigado responder a imputação em liberdade.

A ação ilegal pode provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população local, que sofre com a interrupção ou oscilação do fornecimento para sua residência e nas vias públicas. As ligações irregulares trazem ainda o risco de acidentes mais sérios, como a morte do infrator ou de terceiros, além de prejudicar a sociedade como um todo, já que não há arrecadação de impostos sobre a energia consumida.

Em nota oficial, a EDP informou que “tem investido cada vez mais em tecnologia para combater o crime de furto de energia e está à disposição das autoridades policiais para colaborar com a investigação desse crime”.

Posso ajudar?