Neste ano cerca de 900 estudantes e seus familiares da EPG Castro Alves, localizada no Jardim Ponte Alta, participam do projeto Escola Viva, de incentivo à leitura. A iniciativa tem como foco aproximar a escola da comunidade por meio de uma parceria com as famílias, reafirmando o compromisso no processo de desenvolvimento integral do aluno.
O Escola Viva proporciona a leitura de um livro em sala de aula feita por algum familiar ou responsável pelos alunos do Ensino Fundamental, o que fortalece o estímulo à leitura tanto em casa quanto no ambiente escolar pelas crianças, além de promover mais qualidade na vida dos alunos com suas famílias e auxiliar no desenvolvimento da concentração, do raciocínio e da criatividade.
“A ação demonstra como a leitura pode ser prazerosa, divertida, viva e que está ao alcance de todos, contribuindo para a aprendizagem dos alunos e a formação de novos leitores desde a infância”, destacou o coordenador pedagógico da escola, Diego Sabino, sobre o projeto, que envolve todas as 26 salas de aula da EPG Castro Alves.
A cada bimestre a equipe escolar irá realizar uma ação diferente com as famílias. Neste é a leitura deleite, ou seja, ler pelo simples prazer de ler. No próximo os temas serão reciclagem e meio ambiente.
A ação antecede o Abril Literário, data em que a rede municipal de ensino promove ações que celebram a literatura e o valor da leitura e da escrita no mundo.