Escoteiros dos grupos Guaru e Nelson Lobo, de Itaquera, participaram de atividades no Horto Florestal – Reserva Biológica Burle Marx, no bairro Água Azul, no último final de semana, dias 25 e 26. Com idades entre 11 e 18 anos, os 46 jovens montaram barracas, fizeram comida mateira (sem usar utensílios domésticos) no fogão à lenha suspenso e promoveram ações de preservação dos recursos naturais, como limpeza dos lagos e córregos do parque.
Em uma palestra apresentada por educadores ambientais da Prefeitura, os jovens aprenderam sobre a produção de mudas, a escolha das sementes e o momento adequado para o plantio definitivo, conheceram a estufa de produção de mudas e caminharam pela trilha ecológica do local. O escotismo tem como filosofia o respeito à natureza, à igualdade e ao companheirismo.
Importante unidade de conservação, que garante a manutenção e a evolução da biodiversidade de Guarulhos, o Horto Florestal é administrado pela Secretaria de Meio Ambiente. O local é fechado ao público, mas recebe visitas de grupos mediante análise e agendamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2475-9843.