Ter cachorros ou gatos de estimação requer muita responsabilidade para manter a saúde e o bem-estar dos bichinhos em dia. Alimentação adequada, espaço, atenção, vacinas e cuidados veterinários quando necessários são itens que não podem faltar no planejamento financeiro e na rotina de quem deseja ver o seu bichinho feliz e saudável.
Esse foi o tom da conversa, que também abordou a importância da adoção, levada pelo projeto Educa Pet a 2,3 mil crianças estudantes de escolas da Prefeitura durante o mês de março. As EPGs visitadas foram Helena Antipolff, no Pimentas, Olavo Bilac, no Jardim Tranquilidade, Vereador Gilmar Lopes, no Jardim Bananal, e Barbara Andrade Tenório de Lima, no Bonsucesso.
Além da equipe do Departamento de Proteção Animal (DPAN) de Guarulhos, a cachorrinha Fofinha Algodão-Doce também participou dos encontros, que costumam ter retorno muito positivo do público. “As crianças prestam atenção, participam ativamente e gostam de interagir com a Fofinha, que também adora a criançada. Algumas agradecem fazendo desenhos e até gravando vídeos sobre o que aprenderam. É muito gratificante”, diz Juliana Kopczynski, diretora do DPAN.
Iniciado em março de 2022, o Educa Pet já visitou 40 estabelecimentos de ensino, entre escolas e CEUs, e contou com a participação de 15 mil alunos. “Nosso objetivo é levar o projeto a todas as escolas de Guarulhos”, revela a gestora.