Cidades

Deputados encontram medicamentos para descarte em depósito do Ministério da Saúde em Guarulhos

Uma Comissão da Câmara de Deputados identificou o descarte de R$ 2,2 bilhões em estoques de vacinas, testes de Covid-19 e injeções durante uma fiscalização no almoxarifado central do Ministério da Saúde, em Guarulhos.

Ainda há mais itens que vão vencer nos próximos três meses no valor de R$ 75 milhões. As informações são do Jornal da Globo.

Segundo a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, com o valor dos insumos descartados, seria possível reformar todos os hospitais federais do país e é evidente a falta de organização e articulação entre os processos de compra, logística e as necessidades da população.

A mesma comissão está vistoriando hospitais e institutos federais de saúde no Rio, onde encontraram Unidades de Referência em situação precária, além de centenas de leitos sem funcionar e falta de médicos.

Sobre o descarte de itens vencidos no almoxarifado central, o ministério afirmou que o desperdício é “inadmissível e demonstra o descaso da gestão anterior”. Disse ainda que trabalha soluções em conjunto com estados e municípios para evitar que o problema se repita.

Posso ajudar?