Ernesto Zanon – Do Carro Express / youtube.com/carroexpress
Enquanto alguns fabricantes apostam quase todas as fichas em veículos elétricos ou híbridos, outros colocam um dos pés nesta importante mudança de paradigma que vivemos, mas seguem fortes nos modelos a combustão. A Chevrolet é uma destas que dá seus primeiros passos no mundo da eletrificação com o Bolt, que já está no Brasil de forma ainda tímida desde 2019. No ano passado, chegou por aqui a primeira evolução do modelo: o Novo Bolt EV. É uma boa demonstração do que a marca prepara para um futuro não tão distante.
O Carro Express pela primeira vez avaliou um modelo zero emissão da Chevrolet, durante 5 dias. A exemplo de outros 100% elétricos da concorrência, dá para afirmar que o Novo Bolt EV nasceu para a coisa. Tem design renovado, interior mais refinado, além de equipamentos adicionais de segurança, conforto e conectividade. Passam a ideia de um carro do futuro. Porém, o custo é alto e quase impeditivo. A decisão por adquiri-lo passa por desembolsar um valor bastante acima do que se paga por um veículo compacto a combustão e está acima de elétricos maiores de outras marcas não tão fortes como a Chevrolet. Está na casa dos R$ 330 mil.
Durante a avaliação, os números oficiais – que realmente impressionam, como a autonomia acima dos 400 quilômetros – se confirmaram no pé. Trata-se de um carro bastante ágil e muito eficiente em diferentes aspectos. Além da enorme economia, tem desempenho para lá de satisfatório, já que se trata de um modelo compacto, que oferece 203 cv de potência e torque instantâneo de 36,7 kgm, suficientes para levar o carro 100% elétrico da Chevrolet de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Nas ultrapassagens e retomadas, muita facilidade até mesmo em trechos de subidas em rodovias.
A Chevrolet informa que o Bolt tem 459 km de autonomia no ciclo WLTP (ou 416 km no ciclo EPA). Durante a avaliação, depois de rodar pouco mais de 150 quilômetros, a informação no painel indicava ser possível rodar quase 300 quilômetros ainda. Isso é possível já que ele conta com o sistema de condução One Pedal e freios regenerativos, que reduzem a velocidade, ajudando a parar o veículo. Quando você pega o jeito, praticamente deixa de usar o freio, aproveitando-se das desacelerações.
Apesar de não ter sido necessário recarregar as baterias durante a avalição, a Chevrolet informa que é possível fazer isso de forma bastante rápida e eficiente. Em 40 minutos em estações super-rápida de corrente contínua (DC), dá para recarregar cerca de metade da bateria de 66 kWh. Na nova estação residencial de recarga rápida oferecida pela Chevrolet, a cada hora na tomada, o veículo ganha cerca de 40 km de autonomia.
Visual apresenta novo conceito
O Novo Bolt EV se destaca na paisagem já em sua aparência externa. O design é diferente. Basta olhar para saber que se trata de um modelo fora da casinha. Tem dianteira que apresenta formato inovador dos faróis e ausência de grade central, já que o motor elétrico não precisa de entrada central para arrefecimento. Na traseira, lanternas de LED e para-choque envolvente. Na lateral, rodas aro 17 com acabamento diamantado e moldura em preto brilhante de ponta a ponta que contorna também os vidros e valoriza as proporções do carro.
Por dentro, o futuro está presente. É tecnologia para todo lado e ótimo aproveitamento de espaço, com assoalho plano e assentos mais confortáveis. Tem ainda seletor do modo de condução por botão (P,N, R, D, One Pedal, Sport), novo volante com base reta, controle de cruzeiro adaptativo, banco do motorista com regulagem elétrica, sistema de telemática avançada OnStar, aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância, além de nova geração do MyLink com Wi-Fi, Spotify e Alexa nativos.
O que o Novo Bolt EV oferece:
Sistema regenerativo dos freios com aleta atrás do volante para otimização da operação
Modo de condução One Pedal
Sistema de recarga configurável da bateria
Controle de cruzeiro adaptativo
10 airbags
Assistente de estacionamento com visão 360 graus e câmeras de alta definição
Assistente de permanência na faixa
Alerta de ponto cego
Alerta de movimentação traseira em marcha ré
Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres
Frenagem automática para mitigar acidentes
Driver Information Center com painel digital customizável de 8 polegadas
MyLink com nova interface e tela de 10,2 polegadas
Wi-Fi, Spotify e Alexa nativos
Projeção da tela do smartphone sem o uso de cabos para Android Auto e Apple CarPlay
Sistema BOSE de áudio com subwoofer
Sistema de recarga de smartphone sem fio por indução magnética
Sistema de telemática avançada OnStar com pacote Protect & Connect grátis por um ano
Aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância
Sistema de atualização remota de software (OTA)
Bancos e volante com revestimento premium e aquecimento
Banco do motorista com regulagem elétrica de 8 posições
Faróis e lanternas Full LED com sensor crepuscular
Freio eletrônico de estacionamento
Pneus auto-vedantes
Assoalho plano com fechamento aerodinâmico