Desde o mês de março a equipe gestora do CEU Parque São Miguel realiza em seu estúdio as gravações de uma série de podcasts com o tema Pessoas que Inspiram. Naquele mês, em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, diretoras, atletas e professoras da rede municipal de ensino foram algumas das entrevistadas nos episódios, que estão disponíveis no link https://open.spotify.com/show/5dalOQuQ9DAxt9P42iqaiT?si=g-iq8dy-SiCS3U-p3vf8PA.
O objetivo principal dos podcasts, gravados nos estúdios do programa Mais Futuro, é valorizar e dar visibilidade a pessoas que inspiram outras a buscarem a realização de seus sonhos e a lutarem por seus direitos, em busca de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora. “Os episódios têm duração entre 30 e 40 minutos e apresentam histórias de pessoas que têm feito a diferença em suas áreas de atuação, contribuindo para a sociedade e inspirando outras”, afirma Iara Silva, coordenadora de Programas Educacionais do CEU Parque São Miguel.
Um dos episódios teve como convidada a diretora da EPG Celso Furtado, Rita de Cássia Xavier. De origem humilde, Rita contou que o apoio de seus pais, principalmente da mãe, que já era servidora pública em Guarulhos, incentivou-a a seguir carreira na educação.
“Minha mãe me encorajou a fazer o magistério na época. Foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida. Encontrei-me no curso, tive professores maravilhosos, cresci como pessoa. Depois cursei pedagogia, o ‘bichinho’ da educação me picou e até hoje estou aqui”, comentou Rita.
Mulher negra, mãe solo de uma jovem de 26 anos, Rita falou sobre os desafios que enfrentou ao longo da carreira em decorrência de preconceitos devidos à cor de sua pele. “A única forma pela qual o negro pode se destacar no Brasil é mostrando que é muito bom naquilo que faz. Eu achava que ser diretora era muito pra mim, mas permaneci firme. Quando me tornei gestora sempre tratei as pessoas como gostaria de ter sido tratada por meus antigos gestores. Minha concepção de gestão passa pela empatia e pela valorização do ser humano”.
O podcast terá a participação de outras profissionais, por exemplo, a subsecretária da Educação de Guarulhos, Fábia Costa, e também Nicoly Gomes, lutadora de MMA, além de contar histórias dos próprios moradores da região do Pimentas.
Estúdio Mais Futuro
Sala de gravação, bateria completa, violão, guitarra, controlador DJ, microfones, sala técnica e mesa de som são alguns dos recursos tecnológicos disponíveis nos seis estúdios de gravação Escola 360 nos CEUs da cidade. A iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, por meio do programa Mais Futuro, objetiva o registro de produções fonográficas com viés informativo, artístico e educacional.
Idealizados para atendimento da crescente demanda por produção artística na cidade, os estúdios possuem ambiente adequado e equipamentos modernos para gravações de músicas e podcasts.
O agendamento de uso do espaço pode ser feito online pela plataforma desenvolvida pela Secretaria de Educação, que pode ser acessada em https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br//siseduc/agendaespaco/.